ASN BA Atualização
Compartilhe

Estande do Sebrae registra mais de R$ 5 milhões em negócios na SuperBahia

Espaço foi ocupado por 58 empresas de seis estados, que realizaram mais de 500 rodadas de comercialização varejista
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

A participação do Sebrae na SuperBahia 2025 (Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores), de 6 a 8 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador, superou as expectativas, ao registrar, em três dias, a geração de mais de R$ 5 milhões de negócios, efetivados por 58 empresas representantes de seis estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pernambuco), que expuseram produtos das áreas de alimentos, cosméticos, alimentação saudável, energéticos, bebidas, material gráfico, dentre outros. Ao todo foram realizadas mais de 500 rodadas de comercialização varejista.

O objetivo da feira, que este ano atingiu a sua 14ª edição, foi alavancar as transações B2B entre fornecedores e empresas do comércio varejista de todo o país. O encontro foi uma realização da Associação Baiana de Supermercados (ABASE), em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia.

De acordo com o coordenador de Mercado do Sebrae Bahia, Leonardo Teles, as vendas no segmento de alimentos e bebidas foram bastante expressivas. “Alimentos e bebidas congelados sempre vendem bem em todo evento que nós realizamos, mas nós observamos que este ano o setor de embalagens também se destacou bastante e começou a vender antes de a feira abrir”, frisa. Segundo ele, o ponto alto foi a harmonia compartilhada entre as empresas participantes. “Não houve estresse nem uma querendo se sobrepor à outra. Ao contrário, criaram network e pudemos ver uma empresa ajudando a outra”, completa.

Leonardo Teles aponta que um dos destaques do Sebrae foi que, pela primeira vez, a entidade criou um espaço gastronômico de harmonização numa cozinha-show montada no ponto central, onde um chef pôde elaborar pratos inéditos na presença de todos, a partir da combinação de produtos expostos no megaestande (150m2). Foram investidos R$ 500 mil para a montagem do estande, sendo R$ 350 mil oriundos do Sebrae Bahia e R$ 150 mil do Sebrae Nacional.

Especialista em comida afetiva, ao chef Manoel Franklin, de apenas 25 anos, coube a missão de combinar de forma harmônica os sabores de produtos expostos no espaço e depois servi-los em degustação. “O chef utilizou ingredientes do nosso estande e foi uma alegria perceber que alguns poucos ingredientes que faltaram, como o óleo de licuri, nós pudemos contar com o apoio do estande de agricultura familiar e assim celebramos uma forte parceria”, recorda o gestor. Ele reforça, ainda, que a experiência permitiu que os grandes empresários supermercadistas puderam observar na prática, a partir da harmonização de sabores, como os produtos do micro e pequenos empresários podem ser utilizados pelo consumidor final.