A participação do Sebrae na SuperBahia 2025 (Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores), de 6 a 8 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador, superou as expectativas, ao registrar, em três dias, a geração de mais de R$ 5 milhões de negócios, efetivados por 58 empresas representantes de seis estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pernambuco), que expuseram produtos das áreas de alimentos, cosméticos, alimentação saudável, energéticos, bebidas, material gráfico, dentre outros. Ao todo foram realizadas mais de 500 rodadas de comercialização varejista.
O objetivo da feira, que este ano atingiu a sua 14ª edição, foi alavancar as transações B2B entre fornecedores e empresas do comércio varejista de todo o país. O encontro foi uma realização da Associação Baiana de Supermercados (ABASE), em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia.
De acordo com o coordenador de Mercado do Sebrae Bahia, Leonardo Teles, as vendas no segmento de alimentos e bebidas foram bastante expressivas. “Alimentos e bebidas congelados sempre vendem bem em todo evento que nós realizamos, mas nós observamos que este ano o setor de embalagens também se destacou bastante e começou a vender antes de a feira abrir”, frisa. Segundo ele, o ponto alto foi a harmonia compartilhada entre as empresas participantes. “Não houve estresse nem uma querendo se sobrepor à outra. Ao contrário, criaram network e pudemos ver uma empresa ajudando a outra”, completa.
Leonardo Teles aponta que um dos destaques do Sebrae foi que, pela primeira vez, a entidade criou um espaço gastronômico de harmonização numa cozinha-show montada no ponto central, onde um chef pôde elaborar pratos inéditos na presença de todos, a partir da combinação de produtos expostos no megaestande (150m2). Foram investidos R$ 500 mil para a montagem do estande, sendo R$ 350 mil oriundos do Sebrae Bahia e R$ 150 mil do Sebrae Nacional.
Especialista em comida afetiva, ao chef Manoel Franklin, de apenas 25 anos, coube a missão de combinar de forma harmônica os sabores de produtos expostos no espaço e depois servi-los em degustação. “O chef utilizou ingredientes do nosso estande e foi uma alegria perceber que alguns poucos ingredientes que faltaram, como o óleo de licuri, nós pudemos contar com o apoio do estande de agricultura familiar e assim celebramos uma forte parceria”, recorda o gestor. Ele reforça, ainda, que a experiência permitiu que os grandes empresários supermercadistas puderam observar na prática, a partir da harmonização de sabores, como os produtos do micro e pequenos empresários podem ser utilizados pelo consumidor final.

