Com o coração cheio de histórias e sonhos, mais de 80 idosos, do projeto Esperança Idade, viveram um dia especial na oficina “Vitalidade na maturidade: redescobrindo a plenitude e o propósito”, promovida pelo Sebrae em Barreiras, na quinta-feira, 14 de agosto. Integrante do Programa Plural, a ação incentivou o autocuidado, renovou o sentido da vida na terceira idade e despertou nos participantes a força para empreender novos caminhos. Os idosos são membros ativos da Associação Esperança, que atua na cidade.

“O Sebrae proporciona oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todas as idades. Mais do que ensinar, queremos inspirar. É gratificante ver como iniciativas como essa fortalecem a autoestima, a autonomia e a vitalidade dos participantes. Cada um que sai motivado e confiante é a prova de que a idade não limita sonhos nem a capacidade de se reinventar. Essa oficina é um exemplo de como podemos promover autonomia, bem-estar e incentivo ao empreendedorismo entre pessoas 60+”, diz o gerente do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso.
A oficina, conduzida pela psicóloga Francisca de Cássia Almeida, explorou aspectos fundamentais para uma vida longa e saudável — saúde emocional, espiritual, financeira, física e social —, estimulando os participantes a aplicarem suas experiências para ampliar a autonomia e gerar renda, especialmente no artesanato e em outras atividades produtivas.
Segundo a gestora do Programa Plural, Delvânia Borges, o empreendedorismo 60+ surge tanto pela oportunidade, com mais tranquilidade e segurança para tirar projetos do papel, quanto pela necessidade de enfrentar as limitações do mercado de trabalho e complementar a aposentadoria. “Independentemente do motivo, o Sebrae apoia e incentiva essas iniciativas, pois fortalecem a autonomia, a dignidade e o protagonismo”, destacou.
Com 13 anos de atuação, por meio do projeto Esperança Idade, a Associação Esperança promove convivência, troca de experiências e fortalecimento da fé, atendendo atualmente 124 idosos. A presidente da entidade, Nívea Minho, explica que a maioria vive em situação de vulnerabilidade social e, muitas vezes, pessoal, e que o objetivo é tirá-los da ociosidade e oferecer uma nova forma de olhar para a vida.
Mantido exclusivamente por voluntários, o projeto oferece atividades como pintura em pano de prato, vagonite e trabalhos com fita. Nívea ressaltou o impacto da parceria com o Sebrae: “Foi maravilhoso. O Sebrae alcançou o que foi planejado, e a resposta dos idosos foi visível. Eles saíram felizes, motivados e com vontade de colocar em prática o que aprenderam. Parcerias como essa fazem toda a diferença para garantir autonomia e qualidade de vida.”
As avaliações dos participantes confirmaram o sucesso do evento. A aposentada Merediana dos Santos, 93 anos, destacou os aprendizados práticos. “Agora sei que tenho que comer verdura, por exemplo. Moro sozinha há 20 anos, e hoje foi um dia muito bom”, diz.
Já Benedita Barbosa, ressaltou a importância da valorização pessoal. “Aprendi que a gente tem que se valorizar e dar mais atenção aos pontos positivos. Vimos que temos que cuidar da saúde, comer nos horários certos, evitar besteiras e fazer exercícios. Foi maravilhoso. Eu me senti valorizada”, conclui.

