Em sua 16ª edição, o Agenda Bahia, realizado pelo Jornal Correio, na quarta-feira (20), na Federação das Indústrias da Bahia, trouxe o tema “Bahia Produtiva: Destravando o Futuro Agora”, com intuito de discutir desafios e perspectivas para o desenvolvimento do estado mais sustentável e preparado para o futuro.
O painel de abertura “Potencial Produtivo dos Territórios: Conectando a Bahia ao seu futuro” teve a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury; do diretor e presidente da Veracel Celulose, Caio Zanardo; do diretor de Finanças e Planejamento Estratégico da Braskem na América do Sul, Fábio Santos; do Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Pedro Lima Neto; com a mediação do jornalista e editor de economia do Correio, Donaldson Gomes.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou a necessidade de construir ações que levem em conta as particularidades de cada território. “A Bahia é um estado de grandes dimensões e com muita diversidade. Quando surge um projeto para o estado, sempre friso a importância de conversar com as 10 gerências regionais do Sebrae. O estado é rico, com potenciais diversificados, e tendo condições de identificá-los, a oferta de apoio é uma forma de alcançar o desenvolvimento mais rápido”, explicou.
Sobre os principais desafios e dores encontrados por quem empreende tanto do setor produtivo quanto urbano no estado, Jorge Khoury comentou sobre a burocracia e as possibilidades para facilitar o desenvolvimento dos pequenos negócios. “É importante termos uma empresa capacitada, um gestor qualificado. Mas, se eles estiverem num ambiente de negócios totalmente desarrumado, não fazem milagre”.
Khoury também falou sobre a dificuldade na relação com o município e, refletiu sobre formas para facilitar o diálogo em prol do desenvolvimento do ambiente de negócio e aponta o comitê gestor como uma possível solução para conhecimento das demandas dos setores empresariais.
“Dentro do município, um comitê gestor busca a participação de lideranças empresariais e lideranças públicas, a fim de identificar as demandas que ocorrem na cidade, para assim, conhecer e discutir sobre elas. Fizemos um trabalho interessante com a Junta Comercial da Bahia e o Corpo de Bombeiros. Antes, a abertura de uma empresa levava dias. Agora, leva horas. Os representantes da Junta Comercial foram receptivos com o Sebrae, e conseguimos fazer o trabalho e avançar”, explicou.
Segundo o presidente da Veracel Celulose, Caio Zanardo, partir para o planejamento estruturado com ações concretas é um passo importante para o desenvolvimento da Bahia. “Colocar em plano de trabalho quais ações da agenda, porque informações já temos, precisamos fazer acontecer”, disse.
O diretor de Finanças e Planejamento Estratégico da Braskem, Fabio Santos, falou sobre a indústria química ser a base de todas as indústrias e a renovação dela tende a impactar os territórios. “Observamos o potencial incrível de desenvolvimento do estado da Bahia. A origem da Braskem está na Bahia e o futuro também, por isso acreditamos no potencial de desenvolvimento de uma química verde”.
Já o superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Pedro Lima Neto, coloca que há um crescimento da Bahia, por isso é importante observar o desenvolvimento das demandas. “Vemos um estado que não para. O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) acaba em outubro e, talvez, comecemos a escolher os projetos que entrarão em 2025, e aqueles que podem esperar para entrar em 2026. Isso indica que o estado está num vetor de expansão, a exemplo da entrada do agro com produtos mais elaborados”, revelou.
A abertura do evento teve a presença da diretora do Jornal Correio Renata Magalhães Correia e do presidente da Federação das Indústrias da Bahia, Carlos Henrique Passos.
Realizado pelo jornal Correio, o Agenda Bahia teve patrocínio do Sebrae Bahia, Acelen, Tronox e Unipar, apoio institucional da FIEB e da Prefeitura Municipal de Salvador, apoio do Salvador Bahia Airport e Veracel, e parceria da Braskem.

