O Sebrae foi triplamente representado, em grande estilo, na noite desta quarta-feira (27), na INDEX, quando três empresas atendidas pela entidade se sagraram vencedoras da categoria Gestão e Tecnologias Sustentáveis de Micro/Pequenas Indústrias, no 15º Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável, cujo tema este ano foi “Uma gota de ação, um oceano de mudanças”. A premiação foi parte da programação do primeiro dia da INDEX, maior feira da indústria da Bahia, no Centro de Convenções Salvador.
A primeira colocada da categoria foi a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com o projeto “Sol do Sertão: Energia Renovável para a Sustentabilidade e Inclusão no Semiárido Baiano”. O segundo lugar foi da Clara Arruda (ausente à cerimônia), com o projeto “Moda Consciente no Sertão: Energia Solar, Inclusão Social e Economia Circular na Indústria da Moda”. A terceira premiada foi a San’Mielle Hidromelaria Ltda., com o “Hidromel Sustentável”.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, enfatizou a importância do prêmio e a parceria desenvolvida com a FIEB. “Esse prêmio é muito importante e tudo aquilo que a gente puder fazer para promover esse entendimento é fundamental. Muitos empresários acreditam que práticas sustentáveis são possíveis apenas para grandes empresas e que seriam motivo de prejuízo aos pequenos empreendedores. No entanto, essa premiação estimula as micro e pequenas empresas – e as empresas de modo geral – a tomarem cuidados com a sustentabilidade, criando um ambiente mais sustentável no estado e no país”, aponta.
O coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon, destaca que a entidade atua como apoiadora institucional do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável há algumas edições, “sobretudo porque há a categoria que premia as iniciativas de sustentabilidade de micro e pequenas empresas”, ressalta. Tércio frisa que as empresas que venceram nesta categoria passaram pelo portfólio e são clientes ativas do Sebrae. “A sustentabilidade é vista como um artigo de luxo para as pequenas e microempresas, que já têm tantas outras prioridades que, às vezes, não conseguem implantar práticas de sustentabilidade em seus negócios. Isso é uma oportunidade de a gente chamar à atenção para esse assunto e oferecer as consultorias, treinamentos e outras soluções que temos”, comenta.
O presidente da FIEB, Carlos Passos, destacou a satisfação de realizar a 15ª edição da premiação no contexto da primeira INDEX. “Este evento representa um momento muito significativo. Para mim, é um dia marcante e tenho certeza de que também o é para a indústria baiana”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o prêmio ocupa lugar de destaque na agenda da FIEB, por estimular a inovação e a responsabilidade socioambiental do setor.
Vencedores Sebrae
Brilhou em primeiro lugar na categoria Gestão e Tecnologias Sustentáveis de Micro/Pequenas Indústrias a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá. Emocionada, a diretora financeira, Carla Pereira, representou o grupo de produtores na festividade. “Somos parceiros de muitos anos do Sebrae, desde o nosso início. Nos ajudou muito, principalmente na base com os produtores. Foi uma emoção muito grande receber esse prêmio, que é resultado não só da atuação dos dirigentes da cooperativa, mas também dos agricultores”, avalia.

A segunda colocada (Clara Arruda, com o projeto “Moda Consciente no Sertão: Energia Solar, Inclusão Social e Economia Circular na Indústria da Moda”) não compareceu à entrega do prêmio. No entanto, a co-fundadora da San’ Mielle Hidromelaria (de Santo Antônio de Jesus), Samira Maria Peixoto Cavalcante da Silva Primeira, agradeceu pela conquista do terceiro lugar na disputa. “Esse prêmio revela que estamos seguindo no caminho certo, pois trata-se de uma startup recente e a minha preocupação sempre foi com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade ambiental. Esse prêmio não é só meu; é de várias pessoas que me acompanham, principalmente os apicultores familiares, além disso, tenho outras parcerias, com a FIEB, Sebrae, Senai e a universidade”, observou.

Confira a lista completa dos vencedores das cinco categorias:
Gestão e Tecnologias Sustentáveis de Micro/Pequenas Indústrias
1º Lugar: projeto “Sol do Sertão: Energia Renovável para a Sustentabilidade e Inclusão no Semiárido Baiano”, da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá.
2º Lugar: projeto “Moda Consciente no Sertão: Energia Solar, Inclusão Social e Economia Circular na Indústria da Moda”, da Clara Arruda (ausente)
3º Lugar: produção de “Hidromel Sustentável”, da San’Mielle Hidromelaria Ltda.
Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental nas Médias e Grandes Indústrias
1º lugar: programa “Cuidado com as Comunidades Pesqueiras: um olhar para a saúde, capacitação e desenvolvimento do público da pesca do entorno da Refinaria de Mataripe”, da Acelen.
2º lugar: o projeto “Liga do Campo: Impulsionando a Agricultura Sustentável no Agreste Baiano”, da Largo Vanadio de Maracas
3º lugar: programa “Gente que Transforma”, da Cibrafertil
Tecnologias Sustentáveis nas Médias e Grandes Indústrias
1º lugar: projeto “Queimador de Gases, na unidade de produção de biorredutor na Fazenda Araticum”, da Ferbasa
2º lugar: o desenvolvimento de “Camisas PET -, biodegradáveis e viscocel na metodologia ecodesigner base para economia circular”, da Camisas Polo.
3º lugar: a criação da “Estação Preço de Fábrica”, da Botica Comercial Farmacêutica.
Projetos de Startups e Trabalhos da Academia (Pós-Graduação) e de Centros de Pesquisas Aplicadas com foco em Inovações Tecnológicas Sustentáveis na Indústria
1º lugar: a criação da “Mata Mato, uma solução tecnológica para o controle de plantas infestantes por micro-ondas”, desenvolvido pelo SENAI Cimatec.
2º lugar: o “Compensado inteligente, resultado da transformação de resíduos termoplásticos de difícil reciclabilidade”, da Verts Soluções Ambientais.
3º lugar: o desenvolvimento de “Micropartículas de liberação controlada para redução de danos provenientes da captura do CO2 pelas estruturas”, criado na Universidade Federal da Bahia.
Conteúdos Jornalísticos com Foco em Sustentabilidade na Indústria
1º lugar: reportagem da TV Bahia sobre “A geração de PIB e empregos no estado a partir da Indústria”, de Lisboa Jr.
2° Lugar: matéria do A Tarde sobre recursos – “Mulheres que geram renda com recursos oriundos 100% da caatinga”, de Carla Melo.
3º lugar, texto do A Tarde sobre “O avanço da sustentabilidade, por meio da neoindustrialização verde”, de Letícia Belém.
INDEX
Com foco em conectar soluções inovadoras, negócios e práticas sustentáveis da cadeia industrial, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia) idealizaram a INDEX: maior evento do setor no estado, que ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções Salvador.
A programação inclui palestras, workshops, plenárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, missões empresariais e experiências interativas. Participam das ações líderes, especialistas, empresários e autoridades de todo o país para debater agendas voltadas para inovação, sustentabilidade e competitividade.
Estarão presentes no evento empresas dos segmentos petroquímico, mineração, metalmecânico, energia, agronegócio, tecnologia e inovação, cosméticos, moda e couro. Serão 300 empresas expositoras, uma programação com 220 horas e um público esperado de 30 mil pessoas.
A INDEX tem patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo, Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede Bahia.
-

