O II Encontro Baiano do Jovem Industrial foi destaque, na sexta-feira (29), na Sala de Vidro, no último dia da INDEX, maior feira da indústria da Bahia, iniciada no dia 27, no Centro de Convenções de Salvador. Na ocasião, foram debatidos temas como a inovação na indústria e os desafios enfrentados pelos jovens industriais ao se tornarem gestores de negócios. Participaram da abertura das palestras e rodas de conversas o diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, o presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Carlos Passos, e o presidente do Conselho FIEB Jovem, Donato Cuozzo.
Franklin Santos destacou a importância do encontro para o fortalecimento da indústria baiana. “A FIEB Jovem é uma das pautas mais importantes no Sebrae, porque entendemos que é crucial a renovação nas entidades. Uma entidade que não se oxigena, que não muda, não transforma, não traz para si o frescor da novidade e tende a não se materializar tão bem”, observou.
Carlos Passos disse que é fundamental a parceria do Sebrae não apenas na INDEX, mas especificamente no que se refere ao apoio ao jovem industrial. “Muitos aqui vão suceder empreendedores industriais, mas muitos estão começando seus empreendimentos industriais agora. E, quando começam, são todos verdadeiramente clientes do Sebrae”, apontou.
Donato Cuozzo falou de onde surgiu a inspiração para o cargo. “O presidente Carlos e o presidente Ricardo Alban sempre nos inspiraram, nos apoiaram e acreditaram em nós. Entrei na atividade para dar uma pequena contribuição e acabei tomando gosto. E acho importante dizer do quão orgulhoso eu me sinto de tudo o que temos construído”, frisa.
A primeira apresentação da tarde, “Inovar para valer: o futuro começa agora”, ficou a cargo do especialista em inovação e futurismo, cofundador da 5ERA, o roboticista Gil Giardelli. Ele conduziu os presentes a mergulharem nas principais tendências e tecnologias emergentes, provocando a reflexão sobre o papel transformador da juventude industrial e sobre o futuro da indústria baiana e brasileira.
Giardelli chamou a atenção de todos para a importância do desapego a antigos conceitos, de manter-se aberto à aquisição de novos conhecimentos e de estar pronto para se adaptar a novas realidades. Ele falou de carros voadores, carne de dinossauro recriada em laboratório e finalizou mostrando um de seus robôs, dançando ao som do hit “Thriller”, de Michael Jackson. “O mundo sempre mudou, mas não com a velocidade com que está mudando agora”, advertiu.
Em seguida, foi a vez do painel “Linha de frente: lideranças estão por vir”, mediado pela coordenadora do Movimento Novos Líderes Industriais, Diana Castro. Foram painelistas: o conselheiro de Administração da Petrobahia, Ruy Andrade; o vice-presidentes da FIEB, Hilton Barbosa; e a diretora da Indústria na Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), Gabriela Oliveira.
A sucessão industrial foi um dos principais tópicos abordados durante a conversa. “O primeiro desafio a ser enfrentado no processo de sucessão industrial é se reconhecer como liderança”, afirmou Ruy Andrade. Para Hilton Barbosa, ao suceder, “o novo industrial deve compreender que se trata de uma conquista de espaço e isso requer paciência. É um momento delicado, mas é necessário”. Já Gabriela Oliveira comenta que no início foi complicado suceder ao pai. “Foi difícil tirar meu pai da posição de pai e colocá-lo como sócio. Pra ele me respeitar, tivemos muitos embates e tive que sair de casa para separar trabalho de família”, explicou.
Compuseram, ainda, o encontro os painéis: “Geopolítica industrial: estratégias em tempo de tensão”, tendo como painelista o diretor do Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Jorge Ramalho da Rocha; e “Cheiros que contam histórias: da intuição à estratégia”, apresentado pela sócia-fundadora da Avatim, Mônica Burgos.
INDEX
Com foco em conectar soluções inovadoras, negócios e práticas sustentáveis da cadeia industrial, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia) idealizaram a INDEX: maior evento do setor no estado, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.
A programação incluiu palestras, workshops, plenárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, missões empresariais e experiências interativas. Participaram das ações líderes, especialistas, empresários e autoridades de todo o país para debater agendas voltadas para inovação, sustentabilidade e competitividade.
Estiveram presentes no evento empresas dos segmentos petroquímico, mineração, metalmecânico, energia, agronegócio, tecnologia e inovação, cosméticos, moda e couro. Foram ao todo 300 empresas expositoras, uma programação com 220 horas e um público estimado de 30 mil pessoas.
A INDEX teve patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo, Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal. O evento contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede Bahia.

