Cerca de 90 caprinovinocultores das comunidades de Lajes, Sítio, Mari e Brejo da Brásida, situadas no município de Sento-Sé, no Norte da Bahia, participaram nos dias 29 e 30 de agosto de oficinas de capacitação com o tema “Manejo Alimentar e Cuidados Sanitários na Caprinovinocultura”, apresentado pela médica veterinária Catarina Bittencourt.
Mestre em Ciência Animal nos Trópicos e em Defesa Agropecuária, Catarina explicou estratégias para uma alimentação equilibrada e eficiente, além dos cuidados sanitários essenciais para evitar doenças e práticas que aumentam a qualidade e o rendimento da criação.
Analista técnico do Sebrae e coordenador do evento, Edlan Amaral, destacou a relevância da iniciativa. “É uma alegria muito grande estarmos aqui em Sento Sé junto aos caprinovinocultores, reforçando o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento do nosso território. Nós acreditamos que a capacitação é essencial para fortalecer o setor, gerar novas oportunidades e melhorar a renda das famílias. Cada oficina do Circuito Agro é pensada para trazer conhecimento prático e aplicável, ajudando o produtor a se organizar melhor, inovar e conquistar novos mercados”, afirmou.
Durante os encontros, o BNB apresentou o programa Desenrola Rural, criado pelo Governo Federal, com o objetivo de regularizar as dívidas do setor para homens e mulheres do campo, e falou do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). O agende de desenvolvimento Jorge Murilo, representou o banco e falou da importância do encontro. “A cada comunidade visitada, nós do BNB, atestamos a importância da parceria que envolve o Sebrae, prefeituras e comunidades regionais. Hoje aqui não foi diferente. Além de apresentarmos as condições que facilitam a regularização ou a liquidação de dívidas dos produtores do setor junto ao banco, explicamos os reais benefícios que proporcionam ao agricultor continuar desenvolvendo o seu projeto de vida”, explicou.
Agricultora da Comunidade de Lajes, Margarida Pereira de Barros elogiou a capacitação e o conhecimento adquirido. “Para a nossa comunidade, hoje é um dia de agradecer o presente que recebemos. Os temas ministrados na oficina deixam para todos nós ensinamentos fundamentais para o crescimento da nossa produção. Somos gratos a Deus, o Sebrae e seus parceiros por essa especial oportunidade que nos engrandece e fortalece a nossa luta”, comemorou.
Presidente da Associação do Mulungu, Ana Paula Santana Pesqueira ressaltou a importância do evento realizado pelo Sebrae e parceiros. “Posso dizer que as ações do Sebrae levadas às comunidades de nossa região possuem selo de qualidade. Para cada tema, profissionais especializados esclarecem, de forma didática, todas as dúvidas que possamos ter. Além de orientações científicas para o manejo alimentar e cuidados sanitários com os animais, aprendemos sobre a área previdenciária com a advogada Amanda Luiza e conhecemos as condições para solução de pendências financeiras junto ao Banco do Nordeste”.

