Foi realizada, nesta terça-feira (2), na sede do Sebrae em Feira de Santana, a 9ª etapa do Fórum Regional de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, iniciativa que reúne gestores municipais em um espaço de articulação, cooperação e aprendizado voltado para o fortalecimento das políticas de desenvolvimento econômico no estado.
O encontro contou com a participação de representantes de 36 municípios da região de Feira de Santana, escolhendo, ao final, os nomes que irão representar o território no Fórum Estadual, marcado para o dia 2 de outubro, em Salvador. Foram eleitos a secretária municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Márcia Cristina Ferreira, como titular, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Araci, como
suplente.
A realização dos encontros regionais tem como propósito retomar e consolidar o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, que existiu antes da pandemia e agora volta como uma instância permanente de diálogo. O espaço será dedicado à construção conjunta de estratégias, ao fortalecimento da cooperação entre municípios e ao desenvolvimento de projetos capazes de gerar impactos concretos na economia baiana.
Entre os objetivos estão: instituir o Fórum como entidade formal e contínua; criar um ambiente de diálogo e troca de experiências entre gestores municipais; oferecer capacitação e atualização para os dirigentes; além de estimular a união de esforços em iniciativas voltadas para o desenvolvimento territorial.
Para o gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, a etapa realizada no município teve grande representatividade. “Feira de Santana hoje, do ponto de vista do desenvolvimento, é a segunda regional da Bahia, e é de extrema significância fazermos um evento como esse, com tamanha participação. Mais de 50% dos municípios atendidos pela nossa regional estão representados. O essencial é que os escolhidos tenham representatividade e consigam falar não só em nome do próprio município, mas de toda a região”, afirmou.

Estruturante
Já o gerente da Unidade Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, Antonio Carlos Borges, destacou o caráter estruturante da iniciativa. “Nosso papel é orquestrar esse movimento junto aos municípios, para que as articulações sejam organizadas em um plano de trabalho próprio, autônomo e colegiado, voltado para os interesses do território. Já passamos por Barreiras, Ilhéus, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Irecê, Jacobina, agora em Feira de Santana, e seguimos para Juazeiro no próximo dia 4 de setembro, completando as dez macrorregiões do estado”, explicou.
O processo conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE). Representando o secretário Ângelo Almeida, o diretor José Carlos Oliveira enfatizou a importância da integração. “A missão da SDE é criar condições para que o fórum seja perpétuo. Desenvolvimento não se faz sozinho: se faz de forma participativa e integrada. O principal fruto esperado é a criação de uma liderança e de uma inteligência coletiva entre os agentes públicos da área”, disse.
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, ressaltou o papel estratégico das secretarias de Desenvolvimento Econômico para transformar realidades locais por meio da atração de investimentos e elogiou a parceria do Sebrae com os municípios.
Também presente, o vice-presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), João Batista Ferreira, parabenizou os participantes e ressaltou a disponibilidade da Fieb para contribuir com todo o processo. Segundo ele, a maior parte das pessoas que cuidam das cidades muitas vezes não tem dimensão do poder que tem e unidos vão conseguir executar muito mais.
Com a mobilização concluída nas dez regiões do estado, os representantes escolhidos em cada território terão papel decisivo no Fórum Estadual, em Salvador, onde será consolidada a estrutura permanente que deve orientar e fortalecer a política de desenvolvimento econômico em toda a Bahia.

