ASN BA
Compartilhe

Sebrae leva capacitação a quilombolas de Paratinga e fortalece produção artesanal de alimentos

Famílias do município baiano foram orientadas sobre planejamento, metas e formação de preços
Por Silvania Costa para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Sebrae em Barreiras, por meio do Programa Plural, levou capacitação à Associação Quilombo Lagoa do Jacaré, localizada no município de Paratinga, Oeste baiano. Nascida da necessidade de organização para assegurar direitos, fortalecer a cultura e gerar renda, a associação tem como missão valorizar o trabalho das famílias quilombolas por meio da produção artesanal de alimentos de qualidade. O grupo formado por homens e mulheres, da comunidade Poção de Santo Antônio, participou de duas oficinas que tiveram como tema: “Planejamento e Estabelecimento de Metas” e “Formação de Preços”.

A iniciativa buscou oferecer ferramentas práticas para fortalecer a organização interna da associação, melhorar a gestão financeira e ampliar as possibilidades de comercialização. Antes das capacitações, o grupo enfrentava desafios como dificuldades em precificação e ausência de estratégias de crescimento, mas agora já começa a aplicar os aprendizados na rotina de produção.

Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o trabalho desenvolvido no Quilombo Lagoa do Jacaré simboliza o impacto positivo da capacitação e da organização coletiva. “O Sebrae tem o compromisso de apoiar empreendedores em todas as realidades, levando conhecimento, ferramentas de gestão e estratégias que fortalecem os negócios locais. Ver comunidades quilombolas se estruturando, ampliando mercados e transformando sua produção em fonte de renda e valorização cultural é muito gratificante. Isso mostra que, quando há união,
planejamento e acesso à capacitação, os resultados acontecem e beneficiam toda a comunidade”, destacou.

Com a orientação do Sebrae, a associação — que se destaca na produção de alimentos derivados da mandioca, como petas e sequilhos em diferentes sabores — reforça sua identidade cultural quilombola ao mesmo tempo em que conquista novos mercados. A expectativa é de que a capacitação contribua para a geração de renda, valorização da cultura e maior integração comunitária. As oficinas foram realizadas nos dias 21 e 22 de agosto.

Plural

A ação integra as estratégias do Programa Plural, que busca promover a diversidade no empreendedorismo e dar visibilidade a grupos historicamente invisibilizados. “O Programa Plural nasceu para fortalecer negócios desses grupos e mostrar que a identidade cultural pode ser um diferencial competitivo. Quando as comunidades transformam seus saberes em negócios sustentáveis, geram renda e mantém viva sua história e tradição. O Sebrae acredita nessa força e continuará apoiando iniciativas que unem inclusão, diversidade e empreendedorismo”, afirma a analista técnica do Sebrae em Barreiras, Delvânia Borges.

Para os participantes, a experiência com o Sebrae representa um passo importante rumo à profissionalização e ao crescimento coletivo. “O planejamento nos mostrou como organizar a produção para evitar falta ou excesso de mercadoria. As metas ajudaram a definir onde queremos chegar e a manter o foco nos objetivos. Já a formação de preços trouxe clareza para calcular custos e garantir sustentabilidade e lucro. O principal aprendizado foi a organização: registrar gastos, calcular corretamente o preço de venda e pensar no futuro. Também aprendemos a valorizar nossa marca e identidade quilombola, fortalecendo a comunicação com o cliente”, afirma o agente de negócios da Associação Remanescente Quilombola Lagoa do Jacaré, Divino Antônio de Souza Gonçalves.