“Eu entrei lá com um sonho e saí de lá com um propósito vivo.” A frase da empreendedora Andrea Batista, idealizadora da marca de moda feminina DBless, resume o impacto do Imersão Mulheres, projeto do Sebrae desenvolvido por meio do Programa Sebrae Delas. A formatura, realizada na segunda-feira (1), coroou uma jornada de aprendizado, transformação e fortalecimento dos negócios liderados por mulheres.
Para Andrea, que buscava confiança e clareza em um momento de incerteza, o projeto foi um divisor de águas. “Quando cheguei no Imersão, meu sonho estava apenas no papel, cheio de dúvidas e medos. Ali encontrei apoio, inspiração e incentivo para dar o primeiro passo. Foi durante o programa que decidi colocar minha loja em prática e as próprias colegas se tornaram minhas primeiras clientes. A DBless nasceu no Sebrae Delas”, relembra emocionada.
A Imersão Mulheres acompanhou empreendedoras desde abril até setembro, oferecendo 48 horas de capacitação, 11 horas de mentorias individuais e 52 horas de ações de mercado, entre exposições, rodadas comerciais e participação em eventos. Os conteúdos abordaram desde autoconhecimento, propósito e liderança até aspectos financeiros, marketing, comunicação e vendas.

A experiência transformadora também marcou a trajetória de outras participantes, como da empreendedora Rosilene Francisca, da Francisca’s Alfaiataria. “Quanta coisa estava adormecida em mim, em relação ao meu negócio e a mim mesma. Após as mentorias, tanta coisa veio à tona para me melhorar como pessoa e como profissional”, conta.
Ela reforça a intensidade vivida no processo: “Dos meus cinco anos de faculdade e especializações, eu não saí tão rica de conhecimento quanto saí dessa mentoria, desse programa de pré-aceleração. Ter participado do programa fez com que o meu faturamento aumentasse. Por onde passo, sempre indico o Imersão Mulheres, porque só quem viveu sabe a riqueza e a intensidade desse programa”, disse a empreendedora.
Segundo a orientadora de negócios do Sebrae, Priscila Gomes, o resultado vai muito além da parte técnica. “Elas se capacitaram, fortaleceram seus negócios e aumentaram as vendas, e o mais bonito foi ver a rede de apoio que construíram entre si. Houve solidariedade, parcerias, indicações, trocas de clientes. Foi uma transformação muito forte, que mostrou a potência das mulheres quando caminham juntas”, destacou.
Com temas que envolveram posicionamento, modelagem de negócios, proposta de valor, investimentos e liderança, o Imersão Mulheres cumpriu sua missão de impulsionar o protagonismo feminino e fomentar negócios de impacto social e econômico. Para Andrea, Rosilene, e outras 15 participantes, a formatura representa não um fim, mas um novo começo, agora com mais confiança, rede de apoio e visão empreendedora.

