ASN BA
Compartilhe

Portal DataSebrae reúne acervo de informações para potencializar pequenos negócios

Plataforma agrega o maior conteúdo de dados sobre Micro e Pequenas Empresas e Microempreendedores Individuais do país 
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

No Brasil, existem mais de 23 milhões de pequenos negócios (Micro e Pequenas Empresas -MPEs), incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs). Na Bahia, há mais de 1,2 milhão de pequenos negócios, dentre os quais 836 mil MEIs (69%) e 370 mil MPEs (31%). Os dados são da Receita Federal. No próximo 5 de outubro, será comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, em reconhecimento ao papel fundamental de ambas as categorias para todos os setores da economia, gerando renda e empregos para milhões de famílias. E para aqueles que pretendem potencializar ainda mais seus pequenos empreendimentos, o DataSebrae, – maior portal de informações e dados de MPEs do país – é um sítio indispensável.

“O DataSebrae disponibiliza dados, pesquisas, estudos e conteúdos estratégicos sobre os pequenos negócios. Para quem deseja empreender ou já possui um pequeno negócio, ele apoia na tomada de decisão com base em dados reais; ajuda a identificar tendências de mercado e setores promissores; facilita a compreensão sobre o ambiente de negócios; e permite acesso a relatórios de estudos e pesquisas de mercado que reduzem os riscos típicos de abrir ou gerir uma empresa”. A explicação é dada pelo analista técnico do Sebrae Bahia, Anderson Teixeira. “Ou seja, transforma dados em inteligência prática para pequenos negócios”, completa.

A plataforma se subdivide em regiões e estados brasileiros. No caso da Bahia, o gestor destaca que o recorte apresenta dados regionalizados, o que é essencial para empreendedores locais. “Na Bahia, o pequeno empreendedor pode entender melhor o mercado baiano, seus setores em crescimento e características próprias. É possível acessar informações sobre o ambiente dos pequenos negócios na Bahia (número de empresas ativas, setores predominantes, geração de empregos etc.)”, revela. Além disso, o portal disponibiliza dados que apoiam a elaboração de planos de negócio ou a expansão em cidades específicas do estado e reconhece oportunidades locais ligadas à cultura, turismo, agroindústria e serviços que são fortes na economia baiana.

Na página da Bahia, alguns temas se destacam por serem preponderantes para se entender a dinâmica do empreendedorismo no estado, e para facilitar a navegação dos usuários virtualmente:

Pequenos Negócios Baianos: conteúdo com o panorama dos negócios locais, frisando o propósito e o perfil;
Empreendedorismo Feminino: reúne dados e estudos sobre a presença e desafios das mulheres empreendedoras, com sugestões de iniciativas para fomentar ações voltadas ao empreendedorismo feminino no estado;

Afroempreendedorismo: valorização e mapeamento dos negócios liderados por empreendedores negros, refletindo a identidade e a força cultural da Bahia;

Série Pega a Visão: conteúdos didáticos que traduzem dados em insights práticos, ajudando o empreendedor a “enxergar” oportunidades de mercado com o auxílio das pesquisas;

Universo MEI e MPE: boletins com o panorama dos pequenos negócios na Bahia] – Microempreendedores Individuais (MEI), Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Empresas de Pequeno Porte, incluindo números, tendências e particularidades locais;

Empreendedorismo na Maturidade: conteúdo com foco em empreendedores acima dos 50 anos, trazendo dados e oportunidades para esse público em crescimento.

Essas segmentações garantem que diversos perfis de empreendedores se reconheçam nos dados e encontrem informações adaptadas às suas realidades”, ressalta Anderson Teixeira. Na visão do analista, diante dos temas apresentados na página da Bahia do DataSebrae, o eixo central é o empreendedorismo. “Nesse espaço, reunimos estudos e pesquisas que trazem a realidade dos pequenos negócios baianos, destacando seus desafios, oportunidades e tendências para apoiar o fortalecimento do ambiente empreendedor no estado”, aponta.