Nesta sexta-feira (03), foi realizado o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico da Bahia, durante a programação do Bahia Tech Experiência, no Centro de Convenções, em Salvador. No encontro, foram discutidas iniciativas que podem ser realizadas pelos municípios, aliadas à tecnologia e inovação, para um maior desenvolvimento da economia local. Também foram apresentados eventos e atividades desenvolvidas pelo Sebrae Bahia, como a Faculdade Sebrae Polo Bahia, o XIII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e o Salão Sebrae das Cidades Empreendedoras.
“Hoje foi um momento importante. Os próprios secretários tiraram dúvidas e tiveram acesso a ações que podem viabilizar a tecnologia e inovação nos seus municípios. E o Sebrae, junto com esses pares de governança, continua sendo suporte para que o Fórum possa desenvolver, também se integrar, levando serviços e condições para a geração de emprego e renda”, afirma o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios (UAN) do Sebrae Bahia, Antônio Carlos Borges.
O encontro, que reúne gestores de dez macrorregiões para alinhar políticas públicas, fomentar os pequenos negócios e promover estratégias de crescimento sustentável, marca o início da nova gestão do Fórum para os próximos dois anos. Para a recém-eleita Presidente do Fórum Estadual dos Secretários de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Taíssa Ribeiro, as iniciativas de tecnologia e inovação são parceiras diretas para o desenvolvimento econômico do interior do estado. “Os municípios da Bahia, principalmente os municípios de menor porte, ainda têm uma maturidade digital muito pequena, ainda estão engatinhando em relação à inovação e muitos nem se atentaram para esta realidade. Precisamos dessas parcerias que foram apresentadas hoje para fomentar e levar para outros municípios, para que a Bahia não fique atrasada, porque a tecnologia não é o futuro, é o presente e a gente precisa disso”.
Além das apresentações de ações e programas que podem ajudar os municípios a se desenvolver economicamente com mais força, a troca de experiências também foi o ponto alto nesse encontro. Entre os participantes, estava Marleide Oliveira Santos Melo, que está há oito anos como vice-presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico de Sergipe. “Essa tem sido uma experiência muito rica, muito produtiva. Vou levar para o meu estado para somar as nossas experiências. Espero também ter contribuído para a renovação do fórum daqui, da Bahia, com a experiência com que a gente vive e faz lá em Sergipe”, comenta.
A democratização do acesso à tecnologia e inovação nos municípios baianos também pode partir de iniciativas já trabalhadas pelo poder público. Algumas dessas ações que já se encontram em andamento foram apresentadas pelo Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-BA), Marcius Gomes, durante o Fórum, como o programa Inova Cidade, que visa incentivar municipalizar ações de CT&I, e o Conecta Bahia, que oferece internet gratuita para municípios, áreas rurais e comunidades tradicionais da Bahia. “A gente entende que o Fórum nos coloca uma grande possibilidade de pensar essa agenda e desenvolver os principais projetos que a Secti oferece. Então, celebramos muito esse momento e dá a possibilidade de fortalecer a assistência em tecnologia e inovação no município baianos”.
Iniciativas do Governo Federal também tiveram espaço no Fórum, como o programa Contrata Mais Brasil, que cadastra prestadores de serviço e os conecta aos municípios para contratação direta. Para o coordenador de captação de recursos da União dos Municípios da Bahia (UPB), Joelson Azevedo, a plataforma criada pelo governo federal é mais uma oportunidade de geração de renda vinculadas as novas práticas tecnológicas. “É importante implementar esses programas, porque só assim os municípios começam a desenvolver sua economia local. E essa parceria da UPB com o Sebrae só fortalece cada vez mais o empreendedorismo nessas regiões”, destaca.
Bahia Tech Experience 2025
Considerado o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado, o BTX 2025 segue até sábado (04), no Centro de Convenções, em Salvador. O evento reúne 150 startups, 24 expositores institucionais e 12 projetos estudantis, além de oito especialistas internacionais e 91 nacionais.
Organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Sebrae Bahia, o evento é gratuito e tem como meta impulsionar o ecossistema de inovação baiano, promovendo conexões estratégicas e oportunidades para negócios em diferentes estágios de desenvolvimento.
A programação completa e os ingressos podem ser acessados diretamente no site do evento: https://www.bahiatechexperience.com.br/.
-
-
-

