ASN BA Atualização
Compartilhe

ConstruNordeste 2025 abre com celebração à força da construção civil e destaque para a pequena indústria baiana

Evento segue até sexta-feira (17), com entrada gratuita; Sebrae conduz 73 indústrias baianas ao evento
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

O som percussivo da banda Quebales, formada por jovens do Nordeste de Amaralina que transformam materiais de construção em instrumentos musicais, deu o tom criativo e simbólico da abertura oficial da ConstruNordeste 2025, realizada na noite desta quarta-feira (15), no Centro de Convenções Salvador. A mistura entre arte, sustentabilidade e inovação marcou o início da terceira edição do maior evento da construção civil do Norte e Nordeste, que segue até sexta-feira (17), com entrada gratuita. O Sebrae é parceiro institucional do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) na realização da feira.

Ao destacar a importância da ConstruNordeste para a economia e o desenvolvimento regional, o governador Jerônimo Rodrigues abriu a cerimônia. “A indústria da construção civil tem um significado de geração de emprego. A ConstruNordeste estabelece uma relação muito intensa para fortalecer esse setor em uma região tão importante que é o Nordeste”, afirmou.

Na sequência, o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, ressaltou o papel da entidade no fortalecimento das pequenas indústrias do setor. “Temos a felicidade de ter apostado neste projeto desde a primeira edição. Trouxemos pequenas indústrias baianas para participar da feira, oferecendo a elas uma vitrine que antes não teriam. É um privilégio para o Sebrae contribuir para que esses empreendedores mostrem o melhor de seus produtos”, disse.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, ressaltou o impacto do setor na geração de empregos e no desenvolvimento urbano. “Hoje, a construção civil é responsável por 13% das carteiras assinadas no país. Em Salvador, são 62 mil pessoas empregadas nesse segmento. É um setor fundamental, que merece um evento como esse para celebrar sua importância e sua contribuição para a cidade”, afirmou.

Representando o setor produtivo, o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landin, agradeceu a união de esforços que tornou possível a realização da feira. “Um evento como esse não se faz com uma só mão, é fruto de muitas parcerias. O Sebrae foi fundamental para ativar a indústria baiana, principalmente as pequenas indústrias, que têm muito a mostrar”, pontuou.

O otimismo do banco com o atual cenário da habitação no país foi destacado pela vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Inês da Silva Magalhães. “Se considerarmos o ecossistema da habitação como um conjunto de institucionalidades, tivemos avanços importantes. Investir em habitação é investir na diminuição das desigualdades”, disse.

A ConstruNordeste 2025 reúne mais de 200 expositores, 45 palestrantes e expectativa de 35 mil visitantes, consolidando Salvador como um polo de negócios, inovação e desenvolvimento sustentável na região.

Sebrae impulsiona pequenas indústrias baianas

O Sebrae Bahia participa da ConstruNordeste com um estande de mais de 500 metros quadrados, reunindo 73 micro, pequenas empresas de diferentes segmentos como mármore e cerâmica a energia renovável e startups de inovação (construtechs).

O coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon, destacou que o evento abre espaço para a competitividade. “A construção civil é um ambiente de grandes construtoras, mas também de pequenos fornecedores de bens e serviços. O Sebrae garante que essas empresas participem de igual para igual em um mercado tão disputado”, pontuou.

De acordo com o gestor da Cadeia da Construção do Sebrae Bahia, Nícolas Góes Fernandes a montagem do espaço foi pensada para dar visibilidade às pequenas indústrias. “Subdividimos a área em pequenos estandes, reunindo negócios dos mais variados ramos como plásticos e movelaria a telas, cercas e fardamento”, detalhou.

O empresário Thiago Gama, CEO da Bellano Vassouras, compartilhou sua trajetória de crescimento com o apoio do Sebrae. “Participamos desde a primeira edição. Este ano trouxemos uma inovação: a primeira brocha de pintura produzida no Norte e Nordeste, feita com polietileno reciclado e fibra pet estabilizada. É fruto de investimento em sustentabilidade e inovação, algo que o Sebrae sempre nos incentivou a buscar”, contou.

Para conferir a programação completa da feira acesse www.construnordeste.com.br