ASN BA
Compartilhe

Encontro de baianas de acarajé marca início do Projeto Sustenta Folia

Iniciativa é fruto de convênio entre Sebrae Bahia e Secis, que visa estimular o empreendedorismo no Carnaval, apoiado em práticas de ESG
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Oito baianas de acarajé participaram, no dia 7 de outubro, do encontro “Como é Meu Carnaval”, que integra a primeira etapa do Projeto Sustenta Folia. O evento ocorreu no Espaço Colabore, no Parque da Cidade, no Itaigara, em Salvador. Por meio de capacitações, a iniciativa visa, ao fortalecimento do empreendedorismo no Carnaval e estimular a geração de emprego e renda, com a utilização de práticas ESG (economia verde), valorizando a atuação de lideranças femininas tradicionais e incentivando cooperativas comprometidas com o impacto social, ambiental e econômico positivo.

A ação é promovida pelo Sebrae Bahia, por meio da Unidade de Ambiente de Negócios (UAN), e pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal de Salvador (Secis), que juntos cooperam para a construção de um Carnaval cada vez mais consciente, inclusivo e transformador.

“O Sustenta Folia é uma grande oportunidade. Nós trabalhamos com micro e pequenas empresas no eixo ambiental, social e de governança e esse público, formado por empresários que fazem parte da cadeia do Carnaval, as baianas de acarajé e as cooperativas de reciclagem, vai trazer para nós um novo olhar sobre a festa e vai nos oportunizar a levar a eles capacitações e workshops dentro do tema ESG”, explica a analista técnica do Sebrae Bahia, Márcia Suede.

Outras duas ações ainda estão previstas para o grupo — Selo Carnaval Sustentável e Escolha da Embaixadora do Carnaval 2026. Ao todo estão inscritas nas várias atividades que irão acontecer até 28 de novembro – e integram o projeto – 13 baianas de acarajé, 11 cooperativas de reciclagem e 50 micro e pequenas empresas que são fornecedoras de blocos, trios elétricos e camarotes do Carnaval de Salvador.