ASN BA
Compartilhe

Sebrae realiza circuito técnico com a CEAGESP para ampliar acesso a mercados para produtores baianos

Iniciativa fortalece qualidade e competitividade de frutas e hortaliças produzidas na Bahia
Por Pedro Soledade
ASN BA
Compartilhe

Nos dias 13 a 17 de outubro, o Sebrae Bahia promoveu circuito técnico com a participação de Gabriel Bitencourt, chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeiro da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), com o objetivo de aproximar os produtores baianos das exigências e oportunidades do mercado nacional de frutas e hortaliças. A ação percorreu municípios do interior do estado, como Cruz das Almas, Gandu, Morro do Chapéu e região da Chapada Diamantina.

Encerrando a programação, no dia 17/10, foi promovida uma reunião técnica com a Diretoria Técnica do Sebrae Bahia, além de mais uma edição da Hora do Agro, que reuniu gestores dos projetos coletivos do setor para debater o tema “Desafios e Oportunidades para o Mercado de Frutas e Hortaliças no Brasil”.

Durante o circuito, Gabriel Bitencourt apresentou dados sobre o mercado paulista, ressaltando o volume movimentado pela CEAGESP, as exigências de qualidade para inserção dos produtos e a influência desses critérios na formação de preços. Também foram compartilhadas séries históricas de consumo e distribuição da fruticultura no estado de São Paulo.

Para Wagner Carvalho, coordenador de Agronegócio do Sebrae Bahia, a iniciativa é fundamental para elevar a competitividade dos produtores locais. “A presença da CEAGESP aproxima o produtor baiano das principais dinâmicas do comércio nacional, contribuindo para um posicionamento mais estratégico e sustentável do agro baiano”, afirmou.