ASN BA
Compartilhe

Empreendedorismo ganha destaque em painel no segundo dia do Onshore Week

Evento é uma realização do SENAI/CIMATEC e da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, com apoio do Sebrae e outras instituições
Por Cristiana Fernandes
ASN BA
Compartilhe

Na terça-feira (19), o Sebrae Bahia marcou presença no segundo dia de atividades do Onshore Week, primeiro grande evento presencial do segmento de óleo e gás, que reúne agentes públicos e privados para apresentar atualizações, promover interações e formatar uma agenda de trabalho com prioridades para o ambiente de atuação onshore no Brasil em 2022. O evento é uma realização do SENAI/CIMATEC e da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), com apoio do Sebrae e outras instituições, sediado em Salvador entre os dias 18 e 20 de abril.

O Sebrae foi representado pela gestora estadual do Polo de Referência de Óleo de Gás Onshore, Aline Lobo, responsável por mediar o painel “Empreendendo no Onshore”, que contou que com a participação de representantes das operadoras Origem Energia, Petres Energia, Energy Platform – EnP e QualiDados. Cada empresa apresentou um panorama sobre a sua atuação, experiências e aquisições no mercado de óleo e gás.

“Temos um grande trabalho a fazer para a revitalização da cadeia de suprimentos brasileiro, principalmente no mercado onshore que ainda tem tanta tecnologia e oportunidades a serem desenvolvidas. O Sebrae se coloca à disposição não só para qualificar as empresas e fomentar o empreendedorismo nessa cadeia, mas para contribuir com a transformação socioeconômica que o onshore provocará em todo o país”, afirmou Aline.

A sócia da Petres, Renata Insfer, disse estar empolgada com o novo cenário nacional. Segundo a executiva, atualmente, empreender no setor de óleo e gás significa contribuir com a história do onshore no Brasil, enquanto constrói a própria história. “Até ontem era só a Petrobrás. Hoje, vemos que existem muitas oportunidades com um perfil totalmente diferente e com empresas de pequeno e médio porte. Precisamos construir isso juntos porque só está começando”, acrescentou.

Na atuação da Origem, o empreendedorismo extrapolou os muros da operadora e passou a impactar famílias de produtores rurais que residem nos municípios com operações da empresa na Bahia. “O projeto de responsabilidade social que desenvolvemos é para passar a veia empreendedora também para as comunidades que estão no nosso entorno. Esse projeto em parceria com o Sebrae visa capacitar as famílias para que elas sejam donas dos seus próprios negócios e aprendam a se desenvolver”, explicou a diretora de operações, Luna Viana.

Presente no mercado há 29 anos, a QualiDados, empresa de engenharia consultiva, busca manter o pensamento sempre à frente para aproveitar as oportunidades no segmento de óleo e gás. “A gente entendia que não dava para atender esse mercado se não estivéssemos muito estruturados. Fomos buscando as melhores práticas e metodologias, sempre com o mantra das soluções e do que poderíamos oferecer de diferente para esse mercado com melhores resultados”, contou a diretora Jane Carvalho.

Em sua fala, o gerente de relações institucionais da EnP, Lucas Mota, destacou que o investimento em diversidade trouxe oportunidades para inovar e se manter atento às novas ideias de mercado que agregam valor. “Hoje, 50% da nossa equipe é formada por mulheres, temos diversidade cultural, etária e geográfica, com colaboradores das cinco regiões do país. É muito interessante criar um trabalho com várias culturas e vários pensamentos, isso torna o ambiente mais propício para a inovação e é algo que carregamos com bastante orgulho porque o nosso principal ativo são as pessoas”, declarou.

Atraída para o evento por ser uma temática relacionada à sua área de atuação, a coordenadora de qualidade de regulação na PetroRecôncavo, Juliana Maia, confessa ser inspirador um painel formado majoritariamente por mulheres em um ambiente onde há maior participação masculina. “Isso é muito inspirador porque quando a gente não se vê representada, ficamos acuadas para conversar, perguntar e interagir. Trazer maioria de mulheres faz com que esse ambiente se torne mais aberto e nós começamos a pensar que, um dia, pode ser a gente lá”, complementou confiante.

A mesa de abertura do segundo dia do Onshore Week teve a presença do chefe de gabinete Roberto Fortuna, representando o secretário em exercício, Paulo Guimarães (Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia – SDE); de Pedro Alem (Instituto Brasileiro do Petróleo – IBP); do vice-presidente Roberto Fiamenghi (Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB); da gerente de relações sindicais, Manuela Martinez (FIEB); de Eduardo Rappel (Comitê de Petróleo e Gás da Bahia); da diretora de Petróleo e Gás, Heloisa Borges (Empresa de Pesquisa Energética – EPE); e da gestora estadual do Polo de Referência de Óleo e Gás Onshore do Sebrae, Aline Lobo (Sebrae Bahia).

Agência Sebrae de Notícias Bahia:

Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br

Canal no Telegram: t.me/sebraebahia

Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:

https://www.instagram.com/sebraebahia

https://www.YouTube.com/sebraebahia

https://www.facebook.com/sebraebahia

https://www.twitter.com/sebraebahia

https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800