O Google Meu Negócio pode ser um importante aliado para ampliar a divulgação das pequenas empresas e o acesso por parte dos consumidores aos produtos ou serviços ofertados. Por isso, o Sebrae realizou uma palestra, no fim da tarde de segunda-feira (22), sobre como utilizar essa ferramenta para alavancar os negócios. O evento aconteceu na sede da instituição, no bairro do Costa Azul, em Salvador.
O analista do Sebrae, Gustavo Paixão, ministrou a palestra com o tema ““Como faturar mais utilizando o Google Meu Negócio?”. Ele destacou que a ferramenta é gratuita e pode ajudar, inclusive, na captação de novos clientes. “Hoje, cerca de 46% dos consumidores em todo o mundo pesquisam sobre as empresas antes de consumir. O Google Meu Negócio funciona como uma espécie de catálogo da empresa”.
De acordo com o analista, ao fazer uma busca sobre determinado produto ou serviço, o Google fornece informações com base em dados de geolocalização. “Então, o consumidor vai encontrar empresas que ficam próximas a ele ou em locais por onde ele costuma passar. Se a empresa trabalhar as informações de forma clara, tem mais chances de aparecer nas primeiras páginas”, explicou Gustavo.
Por outro lado, o analista reiterou que é fundamental que a ferramenta seja gerenciada diariamente. “Os consumidores classificam o atendimento da empresa e fazem comentários. É importante esse relacionamento. Os clientes dão muita importância ao atendimento inicial. Portanto, responder um comentário ou tentar reverter uma avaliação negativa é fundamental para manter a empresa bem rankeada no sistema de busca”.
Atento às dicas, o empresário Elsimar Mota aprovou a capacitação do Sebrae. Ele é proprietário da empresa Universo da Festa, que tem 11 anos de mercado em Salvador no segmento de locação de material para eventos. Segundo ele, o principal desafio para empresa está na relação de recorrência com os clientes.
Elsimar participou também no turno da manhã da palestra sobre o uso do WhatsApp Business, realizada pelo Sebrae. “Temos o desafio de elevar a segurança nas relações com os clientes e, sobretudo, elevar o nível de recorrência, aliado também à maior visibilidade por meio da comunicação digital”, concluiu.
Durante toda a segunda-feira, o Sebrae ofereceu capacitações gratuitas e que se complementam. Além da palestra no final da tarde, os empreendedores apreender sobre “Como usar o WhatsApp Business na sua empresa?”, com a condução da administradora de empresas e pós graduada em Gestão de Líderes em Alta Performance, Bárbara Santana. No início da tarde, foi a vez da palestra “Como o LinkedIn pode ser útil para sua empresa?”, com Alessandro Feijó, publicitário e especialista em LinkedIn.
Quem não pôde comparecer tem uma nova uma nova chance para se inscrever nas palestras “Como usar o WhatsApp Business na sua empresa?” (Clique aqui) e “Como o LinkedIn pode ser útil para sua empresa?” (Clique aqui). Os dois encontros serão realizados no sábado (27), pela manhã, também gratuitamente.
Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae
Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
-
