ASN BA
Compartilhe

Empresário de Porto Seguro consegue ampliar negócios durante a pandemia

Wilson Spagnol, que é proprietário de uma rede de hotéis na cidade do extremo sul baiano, adquiriu um novo equipamento que será inaugurado em 2022
Por Redação
ASN BA
Compartilhe

O empreendedorismo está no DNA do empresário Wilson Spagnol. Dos seus bisavôs ao seu pai, são gerações de empreendedores em diversos setores. Hoje, Wilson, que é natural da cidade de Limeira, interior de São Paulo, está à frente de uma rede de hotéis em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Seu espírito empreendedor, aliado a um bom planejamento, permitiu que ele, mesmo durante a pandemia, conseguisse expandir os negócios.

Recentemente, o empresário adquiriu um novo hotel, que passa a compor a rede Experientia. Como explica Wilson, o equipamento está situado no centro de Porto Seguro e a ideia é que o Kauatá Boutique promova ao visitante a experiência do nativo da cidade. A inauguração será no primeiro semestre de 2022 e o objetivo é que o equipamento contribua também com a revitalização do centro de Porto Seguro.

“Sempre tive o conceito de turismo em mente, que é a fuga do cotidiano e o desejo de viver momentos maravilhosos. Portanto, a ideia é que o hotel não seja apenas um equipamento, mas um espaço que promovesse experiência, a partir da gastronomia, da cultura e da própria comunidade, afinal, todo brasileiro tem que vir a Porto Seguro, a terra-mãe do Brasil”.

Mas a história de Wilson Spagnol com Porto Seguro remete ao início da década de 1990, quando seu pai adquiriu um hotel na cidade. O ano era 1992 e o empreendimento, o Pau Brasil Hotel. Wilson sempre atuou de perto nos negócios da família. Em 2008, eles resolveram fazer uma divisão, criando assim o Resort Pau Brasil e Florida Inn Ocean. “Ampliamos o empreendimento, inclusive no número de quartos ofertados”, conta Wilson.

Na busca por promover a experiência, o empresário implantou o conceito de hotel temático no Floral Inn Family, outro equipamento localizado em frente ao mar. “O objetivo é propiciar boa hospedagem, mas propiciar uma experiência temática”, explica. E foi daí que surgiu a proposta de criação da rede Experientia. “Já tínhamos dois hotéis, com gastronomia padronizada, modelo para arrumar quartos e comercial único. Portanto, resolvemos formalizar a rede”.

Agora, a inclusão do Kauatá Boutique amplia a rede Experientia e, nessa trajetória, Wilson destaca dois aspectos importantes: capacitações realizadas pelo Sebrae e a cultura do associativismo. “Fui presidente da ABIH e é muito importante que tenhamos essa visão do todo. O mais inteligente é sempre cuidar do nosso meio, e não apenas do nosso negócio”, aconselha.

Sobre o Sebrae, ele lembra que já participou de inúmeras ações de capacitação e consultoria. Nesse período de pandemia, ele passou por capacitações focadas em gestão de pessoas e aceleração digital.

Aprendizado

A crise atingiu em cheio o setor de turismo e Wilson avalia que o período de pandemia trouxe alguns alertas que precisam estar no radar dos empresários. É claro que, antes de 2020, nem nos nossos piores pesadelos poderíamos imaginar passar por um momento como esse. Foi necessário muito equilíbrio emocional e resiliência. Mas a pandemia mostrou essa necessidade de cuidarmos do nosso planejamento. Planejar é crucial e nos permite ficar precavidos”.

Para ele, é preciso levar os aprendizados adiante. “Infelizmente, vimos muitos hotéis fechando em todo o Brasil por conta da crise. Mas é preciso tirar os aprendizados dos momentos difíceis. Quem sobreviveu apenas por ter uma reserva financeira e não estruturou novos processos não vai estar preparado para o período pós-pandemia”, aponta.

Wilson, que também acumula experiência no poder público, tendo sido secretário de Turismo de Porto Seguro entre 2011 e 2012, conta ainda que o Sebrae foi um grande diferencial na sua trajetória empreendedora. “Para atravessar crises e tirar aprendizados, é preciso estudar e buscar conhecimento e o Sebrae é um grande parceiro nessa área”, pontua.

Alex Brito, gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, que atende ao município de Porto Seguro, destaca o perfil de Wilson enquanto um empreendedor que não está apenas preocupado com seu próprio negócio, mas com o seu entorno. “É uma pessoa que pensa em desenvolver o setor na região, e constantemente provoca Sebrae e parceiros para ações conjuntas. E seu crescimento, em plena pandemia, é fruto de muito planejamento, resiliência e inquietações típicas de um empreendedor, preocupado em gerar emprego, ampliar os negócios e encontrar novas oportunidades”, conclui Alex.

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800