Analista do Sebrae ressalta importância do planejamento para aproveitar aquecimento do mercado no período do evento
A pesquisa de Pulso dos Pequenos Negócios do Sebrae abordou temas relevantes para empreendedoras e empreendedores de diversos segmentos da economia, como os preparativos para a Copa do Mundo, o consumo de energia, as principais dificuldades enfrentadas, o faturamento, as formas de pagamento oferecidas, entre outros. Os dados mostram que 44% dos pequenos negócios baianos participantes da pesquisa já começaram a se preparar para o mundial de futebol, que será realizado entre novembro e dezembro.
Para 43% dos respondentes baianos, o aumento dos custos (insumos/mercadorias, combustíveis, aluguel, energia) são as principais dificuldades enfrentadas pelo negócio hoje, e em segundo lugar a falta de clientes (28%). O Pix aparece na pesquisa como a principal forma de recebimento dos pagamentos dos clientes dos pequenos negócios da Bahia (44%).
Produto da Unidade de Gestão Estratégica e Inteligência do Sebrae Nacional, em parceria com a Unidade de Competitividade e a Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros, a pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios traz um panorama favorável para quem estiver sintonizado com as dinâmicas do mercado. “A Copa do Mundo é um período especial para empreendedoras e empreendedores. Trata-se de um evento mundial, um fenômeno emocional, e o clima da Copa é um momento positivo para aumentar o faturamento”, explica Anderson Teixeira, analista da Unidade de Gestão Estratégica, que atua no Núcleo de Estudos e Pesquisas do Sebrae Bahia. “Além disso, de novembro a dezembro as pessoas recebem 13º salário e gratificações, tem Natal, Ano Novo e o mercado aquecido pelas festas”, ressalta.
De acordo com Anderson, “investir agora em planejamento para o início da Copa, durante o período da competição e posteriormente, pode impactar positivamente nos custos e contribuir para a conquista de novos clientes para o negócio”, afirma. “Se você ainda não planejou as suas ações para a Copa, comece o quanto antes, ainda dá tempo de aproveitar esse momento”, garante.
Realizada por meio de coleta on-line, de 26/08 a 11/09 de 2022, a pesquisa é composta por MEI (62%), ME (33%) e EPP (6%), abrangendo os pequenos negócios de todos os 26 estados e o Distrito Federal. Na Bahia, foram 254 pequenas empresas, em uma amostra de 6.028 respondentes da pesquisa no âmbito nacional. Considerando o cenário nacional, os segmentos que mais estão se preparando para a Copa do mundo são os de alimentação (48%) e indústria alimentícia (43%), comércio varejista (43%), moda (43%). Além disso, a pesquisa aponta um crescimento de 71% para 73% das empresas que vendem por meio de ferramentas digitais como Whatsapp, Facebook e Instagram.
A pesquisa na íntegra pode ser acessada pela plataforma DataSebrae.