Ações do Sebrae foram fundamentais para a empresária ampliar o e-commerce
O ano de 2023 será de muitos desafios para a jovem empresária Daniela Filgueira Santos. Proprietária da papelaria Maria Cartolina, em Irecê, Dani, como é conhecida, iniciará um processo de mudança na empresa, que vai desde a troca do nome, passando pela ampliação do mix de produtos e mudança no layout, até uma reforma estrutural no ponto de atendimento.
Filha de empreendedores, Daniela sempre teve o sonho de seguir os passos do pai e da mãe, mas, no início, imaginava ter um negócio na área que escolheu para atuar. “Fiz faculdade de Nutrição na Paraíba, e já sabia que, ao final do curso, teria meu próprio negócio. Talvez uma clínica, um consultório ou uma academia. Mas enfrentei algumas greves no meio do curso, e nesse período voltava para Irecê, com o objetivo de ajudar o meu pai na empresa de impressoras que ele tinha na cidade”, disse.
Participando ativamente do dia a dia do negócio, Dani começou a trabalhar em todos os setores da empresa, e o seu pai, vendo a eficiência da filha, fez uma proposta quase irrecusável. “Faltava pouco para terminar meu curso, mas meu pai disse que queria ter mais tempo para ele, e me perguntou se eu topava ficar em definitivo para comandar a empresa. Demorei uns dias para responder, e disse que só aceitaria se pudesse abrir a minha própria empresa, voltada para o varejo. Ele aceitou, e assim surgiu a Maria Cartolina”, contou.
Nesse momento de transição, a empresária procurou o Sebrae em busca de cursos e capacitações. “Eu sempre confiei no Sebrae e desde o início fui atrás de orientação. O negócio só se materializou mesmo na minha cabeça depois da capacitação do Canva, que me deu um norte. Fiz pesquisa de mercado, gestão financeira, fluxo de caixa, marketing digital e muitos outros cursos que me ajudaram nesse momento de mudança”, afirmou a empresária.

Depois de cinco anos atuando no mercado, comercializando produtos de papelaria para o varejo, atacado e órgãos públicos, a empresária percebeu que a loja estava estagnada. Após uma participação em uma palestra do Sebrae, ela colocou a loja online efetivamente para funcionar.
“Usávamos as redes sociais e o aplicativo WhatsApp, mas a ficha só caiu quando o palestrante disse que a loja virtual deveria ser tratada pelo empresário como uma loja filial, com equipe própria, investimentos e gestão financeira exclusiva. Daí em diante, as vendas pela internet só cresceram, e, por conta da pandemia, se fortaleceram a ponto de hoje se igualarem com as vendas do ponto físico. Na época de volta às aulas, por exemplo, colocamos quatro colaboradores exclusivamente para atender os pedidos pela internet”, disse.
A empresária vai enfrentar novos desafios no próximo ano, inclusive com a troca do nome da empresa e da marca. “Está nascendo a Experimente Papelaria, que vamos inaugurar no período de volta às aulas”, comemorou.
O próximo passo é finalizar o projeto arquitetônico, instalar novos móveis projetados, alinhar a logística de vendas durante a reforma e estruturar a plataforma online para ampliar o e-commerce para todo Brasil. “Estamos felizes com tudo o que conquistamos, mas agora é um novo tempo, com tudo novo. Mais uma vez, vamos contar com o Sebrae, buscando capacitações e consultorias especializadas, que nos ajudam muito nas estratégias comerciais. Com a plataforma do e-commerce estruturada, a gente pode vender para o Brasil e até para o mundo”, concluiu.
Para a gestora de projetos do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, a atitude da empresária em se reinventar e investir nas vendas online foi determinante para ela crescer durante a pandemia e buscar novas alternativas para aumentar a rentabilidade da empresa. “O Sebrae tem um leque de ferramentas que ajudam o empreendedor a ajustar as práticas no dia a dia do negócio. São cursos e consultorias que abordam temas importantes como gestão, atendimento, marketing e planejamento, por exemplo”, concluiu a gestora.

