Município de Sento Sé foi o grande vencedor desta edição com o projeto intitulado de “TEIAS Sento Sé”
Elaborar projetos com o intuito de melhorar o ambiente para os pequenos negócios promovendo o desenvolvimento econômico local. Esse é o principal objetivo da Maratona de Projetos Públicos. Em sua 3º edição, o evento, realizado pelo Sebrae Bahia, contou com 40 municípios inscritos. Destes, 16 tiveram projetos selecionados para participar de mentorias e consultorias que aconteceram na segunda (5) e terça (6), no Hotel Sol Victoria Marina.
A gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, Cecília Miranda, explicou que a ideia da maratona é ser um programa intenso de capacitações com especialistas para ajudar a desenvolver o projeto da melhor forma. “A ideia é ajudá-los a construir os projetos e capacitá-los para olhar as coisas de uma forma diferente. Por isso, como prêmio, levamos eles para participarem do Startup Summit, em Florianópolis, evento que o Sebrae Santa Catarina faz voltado para inovação, justamente para que tenham essa vivência e percebam como podem usar a inovação para melhorar os municípios para os pequenos negócios’, destacou.
Divididos em dois times, Gal Costa e Maria Bethânia, os participantes, vindos de toda a Bahia, apresentaram projetos a partir dos seguintes temas: Eventos Criativos; Gestão de Empreendedores Culturais e Políticas Públicas para Cultura e Empreendedorismo. Todos são voltados para o desenvolvimento e cultura, tema central desta edição da maratona.
Após participarem dos dois dias de maratona intensa, os 16 projetos selecionados se apresentaram em pitches de sete minutos cada, nos quais foram avaliados por uma banca examinadora composta por representantes da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, Piti Canella e João Henrique de Jesus, respectivamente, além da coordenadora de políticas públicas do Sebrae Bahia, Janaína Neves.
Premiados
O município de Sento Sé foi o grande vencedor da maratona com o projeto intitulado de “TEIAS Sento Sé -Trabalho Estratégias Interativas e Arranjos Sustentáveis Turismo Sento Sé”. O projeto tem o objetivo de transformar-se em uma startup a partir das tecnologias sociais e gestão colaborativa que desenvolve uma matriz econômica alicerçada na organização das cadeias produtivas com foco na sustentabilidade.
“A idéia é pegar essa tecnologia social e transformar em uma startup para poder agregar melhor os negócios de micro e pequeno porte que temos no município para dar uma formalidade a essas empresas e poder gerar economia e desenvolvimento na região”, ressaltou a idealizadora do projeto, Mariluze Amaral, que junto Sara Muniz pensou em todos os detalhes do TEIAS.
A edição de 2022 da Maratona de Projetos Públicos contou ainda com mais dois premiados em segundo e terceiro lugar. O segundo lugar foi ocupado pelo município de Castro Alves com o projeto “Um casarão, um poeta e histórias para contar: caminhos da cultura para o empreendedorismo em Castro Alves”. Já o terceiro lugar teve a premiação dividida entre o município de São Gonçalo dos Campos, com o projeto “Sou mais meu frango” e Vitoria da Conquista com “HUB Kilombeco – Nossa raiz empreendedora é preta”.
