ASN BA
Compartilhe

1º Festival Gastronômico Sabores do Sertão de Feira de Santana gera resultados positivos

Após 20 dias de evento, festival foi encerrado com apresentação de resultados na segunda-feira (12)
Por Juliana Vital
ASN BA
Compartilhe

Após 20 dias de evento, festival foi encerrado com apresentação de resultados na segunda-feira (12)

O Festival Gastronômico Sabores do Sertão já marcou história em sua primeira edição, alcançando o objetivo de movimentar o cenário gastronômico de Feira de Santana. Reunindo parceiros e participantes do festival, os resultados alcançados e um balanço sobre os 20 dias de evento foram apresentados pelo Sebrae na segunda-feira (12), no auditório do Hotel Atmosfera em Feira de Santana. Ao total foram 22 estabelecimentos participantes, com 33 pratos, alcançando 1.216 vendas durante os dias de festival, injetando mais de R$ 1,7 milhão na economia da cidade.

Os números de mídia também foram destaque. Aproximadamente 94 inserções em veículos, gerando um valor estimado de R$534.989,29 em mídia espontânea. Nas redes sociais, 879.388 pessoas foram alcançadas, gerando 1.086.961 impressões.

Promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, Senac, Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares Similares de Feira de Santana – SindFeira e Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana – ACEFS, o evento recebeu apoio do Ville Gourmet e contou com o patrocínio da Bahiagás, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA/CNC e Pepsi Black.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Feira, Isailton Reis, o principal objetivo do festival foi alcançado. Ele destaca que a ideia central foi promover qualificação e valorização para empreendimentos participantes, além de ascender o cenário da gastronomia local.

“Hoje encerramos este festival apresentando para os empreendedores os principais resultados e abrindo a possibilidade de parcerias para uma nova edição. O objetivo principal foi movimentar o cenário local, mobilizando a economia, para que, a partir dessa avaliação inicial, nas próximas edições consigamos implementar outras inovações”, explicou.

Isailton destacou ainda que as parcerias foram fundamentais para tornar o festival tão grandioso. “Tivemos muitas parcerias institucionais, o que foi muito positivo. As participações dos restaurantes também mostraram a importância dessa iniciativa. Acreditamos que é um evento que tende a crescer nas próximas edições”, refletiu.

O destaque do Senac dentro do festival foi promover a Cozinha Show, e também as mentorias nos estabelecimentos participantes, fazendo a conexão entre a qualidade e criatividade nos pratos sem perder o sabor. “A primeira edição não seria possível se os parceiros não acreditassem na ideia. As mentorias mostraram que os estabelecimentos de Feira estão preparados para, cada vez mais, alcançarem qualidade nos seus pratos e serviços. O Senac assumiu um grande desafio em realizar a Cozinha Show e a Cozinha Kids por dois finais de semanas seguidos, que foram um grande sucesso”, ressalta Angélica Dias, gerente regional do Senac.

Além da Cozinha Show e da Cozinha Kids, o festival contou ainda com o Desafio Gastronômico, ações que se tornaram sucesso de público. Nessas atividades, o público pôde ver de perto aulas-show ao vivo e ainda degustar das preparações em uma cozinha especialmente montada no Ville Gourmet.

Inovação e criatividade

O clima gerado pelos bons resultados destacados pelo Sebrae, relacionados com as ações integradas de promoção e comercialização da gastronomia se refletiu na fala das autoridades presentes, como também na implementação dos pratos participantes nos cardápios diários de diversos estabelecimentos participantes do festival.

“Com este evento, foram apresentados pratos com muita criatividade, como o nosso sanduíche com carne seca, aligôt de aipim com banana flambada. Ficou impossível tirar do cardápio por ter se tornado um sucesso de vendas. Ficamos muito felizes com a organização, com toda a estrutura na mentoria do prato e também nas divulgações, mas principalmente com os resultados do festival”, destacou o representante do grupo Gauchão, Fabrício Atanásio Moreira, um dos participantes do festival.

Para a diretora de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Márcia Ferreira, a realização do festival atende a um pleito urgente de retomada da economia. “Ficamos contentes com os parceiros que fizemos para a realização desse evento. Isso mostra que é possível incrementar cada vez mais, fortalecendo o associativismo, promovendo a retomada da economia pós-pandemia”, destacou.

O presidente do SindFeira, Getúlio Andrade, reforçou os agradecimentos aos parceiros que acreditaram no projeto. “Foi mais uma experiência que comprova como Feira de Santana tem capacidade para crescer ainda mais. Sabemos que ainda temos várias coisas a implementar e reformular. Precisamos consolidar a cultura associativista e esse evento provou a importância disso e como pode promover retornos ainda mais positivos para a economia local”.

Representando a Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino destacou a vontade do público em participar do festival. “Por ser a primeira edição, sabemos das dificuldades em mobilizar o setor, mas o movimento aconteceu de forma muito espontânea do público também, o que atrai ainda mais o olhar dos demais bares e restaurantes. Espero que isso possa estimular a participação de novos empreendimentos. Será nossa obrigação dar continuidade a esse festival nas próximas edições, pois teremos mais participações e ainda melhores resultados, tenho certeza”, refletiu.

Participaram desta edição do Festival Gastronômico: Unique Caffé Lounge, Faenza Restaurante, Acarajé da Maria Lounge Bar, Bar Água de Bebê, Billas Pizza, Café com Arte Gourmet, Cantina da Dinha, Casa do Chef, Diário Fit FSA, Gauchão Fraga Maia, Gauchão São Domingos, Jaime do Pastel, Kodachi Gastronomia, Natto Restaurante, Pizza na Pedra, Restaurante Casa de Moá, Restaurante Cris Gourmet, Restaurante Estrela, Restaurante Manjericão, Restaurante Noz, Restaurante Paraíso da Carne de Sol e Taboo Steak Bar.