Salvador ganhou um espaço de trabalho colaborativo voltado para startups e empreendedores que desenvolvem soluções inovadoras para a agropecuária baiana e brasileira. O Semear – Hub do Agro foi inaugurado na quinta-feira (9), no bairro do Comércio, em Salvador, e contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, e presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, e do diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos. O Hub ocupa um andar inteiro do edifício sede do Sistema Faeb/Senar, e tem o intuito de gerar negócios e alavancar a competitividade da agropecuária de pequeno, médio e grande porte.
“O Semear- Hub vem no sentido de ter um olhar mais agudo para um setor específico, no caso, o agro, que é um setor importantíssimo para o nosso estado. A Bahia é essencialmente agrária e nós temos uma participação muito importante no PIB do estado. Além disso, é o setor que mais se posiciona nas questões da inovação e tecnologia”, ressaltou o coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae Bahia, Tauan Reis, que, na ocasião, participou de um meetup ao lado de grandes nomes dos segmentos do agronegócio, inovação e tecnologia.
Estrutura
Com instalações modernas que contrasta com o tradicional bairro do comércio, o Semear une o passado ao futuro, em uma convivência harmoniosa entre o novo e o antigo. O prédio tem fachada de vidro que proporciona uma vista panorâmica do bairro histórico e, a depender do ângulo, tem vista para a Baía de Todos os Santos. Em uma área de 331 metros quadrados, o ambiente abriga estações de trabalho colaborativas, sala de reunião, auditório, estúdio de produção audiovisual, espaço de convivência e café.
Também estiveram presentes no encontro o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; o gerente do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira; a coordenadora de Agronegócios do Sebrae Bahia, Adriana Moura; além de representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (SECTI); e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC); Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS); e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT).

