ASN BA Atualização
Compartilhe

Bahia garante duas vagas na final do Desafio Liga Jovem

Equipes Marie Curie, do SESI Barreiras, e Caipora, do IFBA Irecê, estão entre as 20 concorrentes às seis vagas da viagem de premiação para Madrid
Por Cristiana Fernandes
ASN BA Atualização
Compartilhe

A Bahia conseguiu classificar 8 equipes para a semifinal do Desafio Liga Jovem, maior competição de empreendedorismo na escola para jovens do Brasil, que reúne mais de 5 mil jovens brasileiros em São Paulo, entre os dias 20 e 25 de março. Ao todo, 30 estudantes e 8 professores baianos – a maioria oriundos de escola pública do interior – representaram o estado e as equipes Marie Curie, do SESI Barreiras, e Caipora, do IFBA Irecê, garantiram vaga para a final do Desafio, que acontece nesta sexta-feira (25), e estão entre as 20 concorrentes às seis vagas da viagem de premiação para Madrid.

O gestor do programa de Educação Empreendedora do Sebrae Bahia, José Soares, relata estar satisfeito com o desempenho das equipes baianas na competição. “Estou muito contente com os projetos que eu vi na semifinal, são projetos de alto nível com soluções com muito potencial de serem implementadas ou já em implementação. As duas equipes que se destacaram possuem projetos muito interessantes e eu acho que a gente tem muita chance de ficar entre os seis vencedores”, relata.

O gestor ainda destaca que os professores, orientadores e mentores são peças importantes para que esses estudantes avancem em todo o processo. De acordo com ele, esses profissionais são responsáveis por conduzir o trabalho que os jovens idealizam, além de oferecer toda orientação para que eles pudessem chegar até as etapas finais. “É um excelente resultado para o nosso estado, para as escolas, os estudantes e os professores. Consequentemente, um bom resultado para o Sebrae e o programa de Educação Empreendedora que trabalha com essa agenda”, reforça.

Finalistas

O professor Leonardo Ferreira é o orientador da equipe Caipora, do IFBA Irecê. O grupo apresentou um trabalho que propõe um sistema de controle e monitoramento de queimadas para ajudar a resolver este problema no mundo e, principalmente, na comunidade onde residem. Para o professor, “a importância de chegar na final do Desafio Liga Jovem é indescritível, tendo em visto que eles são de uma cidade do Centro-Norte baiano e que carregam a esperança de que o projeto inovador e muito promissor”.

“Para os estudantes tem sido uma experiência fenomenal, muitos nunca tinham saído de sua região, do seu território de identidade, então a experiência que eles estão vivendo em todo o desafio é muito importante. A nossa expectativa é também conseguir demonstrar a importância do nosso projeto e, com certeza, estamos aqui nos empenhando para sair com a vitória e alcançar o nosso objetivo que é vencer e estar em Madri como uma das equipes vitoriosas representando a Bahia e Irecê”, garante.

A professora Felina Kelly deu continuidade ao trabalho iniciado pelos professores Solange Dourado e Enoc Rego na primeira etapa do projeto apresentado pela equipe Marie Curie, do SESI Barreiras. O projeto iniciou em 2021, quando as jovens estavam no 1º ano do ensino médio, e pensaram na produção de uma pastilha a base de moringa oleífera que fosse viável para o tratamento da água do Rio Grande, que não é potável, mas é a principal fonte de abastecimento das comunidades ribeirinhas.

Com a adição da pastilha desenvolvida no laboratório da colégio, as amostras de água do Rio Grande passaram a se enquadrar nos parâmetros de potabilidade de água para o Brasil, o que pode torná-lo livre da bactéria E. coli e com os parâmetros físico-químicos adequados para o consumo humano.

Em seu relato, a professora enfatizou que a principal motivação para a produção da pastilha foi ter enxergado que muitas comunidades não tinham acesso à água potável, ao saneamento básico.

“Eu posso dizer que a participação no desafio está sendo uma grande imersão para as meninas com esse cunho educacional, inovador e empreendedor. Para mim, enquanto professora, é um despertar para enxergar com novos olhos o ramo da educação. Eu espero que outros jovens tenham essa mesma oportunidade em edições futuras do Desafio Liga Jovem”, finaliza.

Conheço todos os representantes da Bahia no Desafio Liga Jovem 2023:

Finalistas

Equipe Marie Curie – Sesi Ignes Pitta de Almeida

Jovens:

Ana Luiza Nogueira Oshiro

Sarah Fernandes de a Oliveira

Maria Eduarda Prates Brandão

Orientadora: Felina Kelly Marques Bulhões

Equipe Caipora – IFBA

Jovens:

Cauã Barros de Oliveira

Sávio Santos Barreto

Anthony Felipe dos Santos Ferreira

Bianca Tauane da Silva Henrique

Kelven anjos de jesus

Orientador: Leonardo Ferreira de Jesus

Semifinalistas

Equipe NSAZ – IF Baiano Campus Itaberaba

Jovens:

Flávia Santos de Aguiar

Amanda Brito Nogueira

Inary Oliveira de Lima

Orientadora: Aleciane da Silva Moreira Ferreira

Equipe Trenby – Escola SESI José Carvalho

Jovens:

Daniel da Cunha Rios

Benicio Rodrigues Pereira Neto

Orientador: Reginaldo Barnabé Gonzalez Grimaldi

Equipe IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas

Jovens:

Cauã Borges Mastrorocco

Thauany Garcia Dias

João Pedro Marques Santos

Mateus Castro dos Santos

Igor Lacerda

Orientador: Rafael da Silva Araujo

Equipe ORBITZ – Colégio Estadual da Bahia – Central

Jovens:

Caua Ramos Santos

Anne Caroline da Silva Baião

Maria Luiza Cabral dos Santos

Yasmin Santana da Silva Souza

Orientadora: Fernanda Pereira de Brito

Equipe On behalf of all – IF Baiano

Jovens:

Quevili Raquel Borges Soares

Breno Lima Nascimento

João Paulo Lima Cardoso

Luiz Gustavo Macedo Santos

Orientadora: Aleciane da Silva Moreira Ferreira

Equipe The Elite Group – Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa

Jovens:

Hillary de Jesus Cerqueira

Bianca do Nascimento Santos

Oseias Borges Soares da Silva

Micaeli Brandão dos Santos

Orientadora: Ana Paula da Silva Santos