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Seminário destaca oportunidades de negócios entre Bahia e Chile

Evento foi realizado nesta terça-feira (18), na sede do Sebrae Bahia, em Salvador
Por Carlos Baumgarten
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O Seminário Oportunidades de Negócios entre Bahia e Chile apresentou, na noite de terça-feira (18), novas perspectivas de comércio entre empreendedores do estado e o país sul-americano, que tem ampla relações com o Brasil. O evento foi realizado na sede do Sebrae Bahia, em Salvador, e reuniu empresários que atuam ou desejam se lançar no comércio exterior O seminário teve também transmissão ao vivo pelo YouTube.

O ponto central das apresentações teve foco no aumento das relações bilaterais de comércio e de investimento, entre Brasil e Chile, especialmente para o setor de alimentos e bebidas, a partir do Acordo Comercial firmado entre os dois países. O Seminário é realizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (CIN-FIEB), em parceria com o Sebrae o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahias (Faeb) e da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL).

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia e presidente da Faeb, Humberto Miranda, destacou a importância de se debater questões relacionadas aos ambientes de negócios interno e externos. “No caso do Chile, temos uma série de facilitadores a partir dos acordos firmados com o Brasil. É importante que os empresários possam ter acesso a tais informações, mas é também fundamental que o setor produtivo também esteja presente nas discussões sobre políticas públicas e acordos internacionais, pois quem só quem vive o dia a dia do negócio sabe quais os gargalos enfrentados para expandir”, afirmou.

Foto: Darío G. Neto/ASN Ba

O diretor de Administração e Finança, Vitor Lopes, destacou a importância do evento que proporcionou mais conhecimento para os donos de pequenas empresas. “O Chile é um país com bastante abertura comercial. O seminário trouxe esse panorama para falar dessa aproximação entre Brasil e Chile e mostrou as oportunidades de negócio entre os dois países”, ressaltou.

Já o diretor técnico, Franklin Santos, pontuou o empenho das instituições parceiras para promover os negócios baianos. “O seminário é um exemplo claro de instituições que se juntam para fortalecer os negócios da Bahia. Nesse evento específico, foram apresentadas formas de facilitar a aproximação entre nosso estado e o mercado chileno e nosso papel é apoiar também nos passos para a internacionalização”, concluiu.

Foto: Darío G. Neto/ASN Ba

O vice-presidente da Fieb, Ângelo Calmon de Sá Júnior, destacou que o projeto visa a integração com o Chile, reforçando o espaço que a Bahia tem para acessar o mercado do país. “O Chile é um dos nossos maiores parceiros comerciais e tem um papel importante, pois liga o Brasil ao Oceano Pacífico e abre a porta para negociar, por exemplo, com os Estdos Unidos a partir da Costa Oeste. Temos o objetivo de agregar com essa parceria mais oportunidade, inclusive para as micro e pequenas empresas”.

Felipe Neves, Chefe do Setor Econômico, Comercial e do Agronegócio da Embaixada do Brasil no Chile, apresentou um panorama do comércio entre Brasil e Chile, com enfoque no setor agroalimentar e ressaltou que é o desafio é diversificar a pauta entre os dois países. Ele lembrou ainda que o Chile foi, em 2022, o sexto destino das exportações brasileiras. O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial dos chilenos.

Selma Nunes, vice-presidente da Câmara Chilena-Brasileira de Comércio, Santiago – Chile, destacou a tendência da relação entre países com proximidades geográficas. “Há facilidade de investir e fazer negócios. No caso do Chile, é importante pensar no país com uma plataforma para outros mercados”, ressaltou.

Já María González, da empresa de consultoria VSV Eurogloba, apresentou algumas das oportunidades de negócios no país chileno, que incluem, no setor de alimentos, produtos orgânicos, frutas tropicais e cachaça. O seminário contou ainda com as participações de Constanza Negri Biasutti, gerente de Política Comercial da CNI, de Marcos Gabriel da Silva, analista da gerência de Comércio Internacional da CNI, e de Patrícia Orrico, gerente de Negócios Internacionais da Fieb, que apresentou uma agenda de eventos para empresários que desejam expandir os negócios para o mercado internacional.

Expansão

O Sebrae possui uma área focada em acesso a mercados para apoiar as empresas na expansão comercial, a Coordenação de Mercado e Internacionalização. As ações são realizadas tanto pensado o mercado nacional, quanto o mercado externo, possibilitando a preparação das empresas para a internacionalização. Para obter mais informações ou acessar o estudo setorial, o empresário ou empresária pode entrar em contato pelo e-mail [email protected]