A Bahia Expo & Negócios finalizou as atividades da Arena Bahia Expo neste sábado (20) em grande estilo, com o painel “A última fronteira da venda: gestão de pessoas e e-commerce”. O palco foi dividido entre Ricardo Rocha (empreendedor, investidor de empresas de tecnologia e head da plataforma Marketplace da Magalu); Tatiana Putti (gestora de serviços educacionais de moda do Senac-SP e fundadora da Herança – vestuário feminino) e Geovane Barreto (gestor de RH, desenvolvimento humano e organizacional). A doutora em psicologia e especialista em Relações Sistêmicas Marie Suzuki foi a mediadora do encontro.
Ricardo Rocha narrou algumas de suas principais experiências profissionais, apresentando alternativas que conduzem à ampliação de vendas. Em 2020, auge da pandemia de Codiv-19, ele lançou o maior programa de digitalização do micro e pequeno varejista brasileiros, o Parceiro Magalu, por onde, atualmente, circulam cerca de 30 milhões de clientes por ano e que oferece em média 90 milhões de produtos em parceria com outros varejistas.
A estratégia deu tão certo que em três anos o quantitativo subiu de 26 mil para 281 mil parceiros. Ele assegura que para tal resultado são necessários três ingredientes básicos: tecnologia, pessoas e muito trabalho. Ricardo lembra que a Magalu começou a apostar no digital há 22 anos e que hoje atribui suas vendas a 27% das lojas do grupo e 73% estão relacionadas ao ambiente online. “Estejam abertos ao novo e aos desafios”, aconselhou à plateia, repleta de empreendedores.
Apesar de brilhar no digital, a Magalu mantém viva as atividades nas lojas físicas. Segundo o head, um espaço apoia e reforça o outro. “O varejo físico não vai morrer. O cliente que chega à loja já está pronto, porque já pesquisou nos canais digitais tudo o que precisava saber sobre o produto que pretende adquirir”, afirma.
Como dicas apontou a importância de registro do empreendimento no Google Meu Negócio; sedimentação da marca nas redes sociais (primeiro em uma, depois em outra e assim por diante); postagem de depoimentos positivos de clientes para fortalecer a reputação da empresa; comprar digitalmente o próprio produto para identificar possíveis entraves no processo que atrasem ou prejudiquem a entrega.
Outra ressalva feita pelo executivo foi sobre a atenção que se deve ter na hora de precificar. Segundo ele, o preço da venda física pode diferir dos valores praticados no ambiente digital. O importante é quantificar os custos para não macular o lucro. Ele ressalta, ainda, que se deve tomar muito cuidado com os descontos dados ao cliente. “É preciso identificar qual o real impacto no lucro causado por um desconto de 5%, por exemplo. Pois esse percentual se refere ao preço total do produto ou serviço, mas incidirá diretamente sobre a margem de lucro como índice muito mais alto”, avisa.

Tendências
Tatiana Putti discorreu sobre as macrotendências que influenciam o imaginário coletivo e o comportamento de consumo das pessoas nas áreas de beleza e moda. “É importante aprender com o passado, viver o presente e sonhar com o futuro”, frisou. De acordo com a empresária, é fundamental para quem empreende aplicar tais tendências e aplicá-las nos negócios.
Em sua fala, Tatiana enfatizou a importância da utilização de relações afetivas como estratégia financeira. A empresária revelou que superou a dor sentida com a morte do pai ressignificando as roupas dele em criações para as mulheres da família, surgindo assim a marca Herança. Ela ressaltou, ainda, que as empresas devem se conectar com os clientes através de valores. “Não basta oferecer um bom produto. A comercialização tem que gerar experiência”, defende.
Liderança
“Qual o nível de liderança acontece na sua empresa?” foi o questionamento proposto por Geovane Barreto. Em sua visão, o líder não deve ser seguido por imposição mas sim por influência e admiração. Para atingir esse estágio é necessário que a empresa apresente processos de gestão bem desenhados, reúna um time de profissionais bem selecionados e que os gestores ofereçam de maneira constante escuta ativa aos colaboradores.
Para Geovane, a empresa deve primar por um ambiente de trabalho com estrutura física e tecnológica ideal, bem como bom capital humano. De acordo com o gestor de RH, o líder deve propor metas desafiadoras à sua equipe, mas que sejam alcançáveis, sob risco de não se atingir o ponto pretendido e gerar frustação no grupo.
Feira acontece até este domingo (21)
Realizada pelo Sebrae, em parceria com o Senac, a segunda edição da Bahia Expo & Negócios termina neste domingo (21), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. O evento gratuito reúne pequenos negócios das maiores cadeias produtivas do estado contemplando os segmentos de alimentos, bebidas, moda, cosméticos e artesanato.
Os interessados em acompanhar a programação da feira e participar das capacitações podem se inscrever no site www.bahiaexpo.com.br. Ao todo, são 164 expositores, sendo 99% Micro e Pequena Empresa e 100% baianos. Estão ocorrendo 117 eventos durante a feira, além de caravanas com empresários do interior do estado e rodadas de negócios nacionais e internacionais. Ao todo são ofertadas mais de 200 horas de capacitação. A Bahia Expo & Negócios conta com apoio da Fecomércio-BA e FIEB, e patrocínio do Senar.

