Na manhã desta terça-feira (23), o Sebrae, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), com a Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho (APMRV) e com a Enashopp, administradora do Mercado do Rio Vermelho, realizou evento de lançamento do Gôndola, projeto para exposição de produtos e serviços de empresas baianas que participaram do ciclo 2022 do projeto Comércio Brasil. Até a próxima sexta-feira (26), haverá exposição de produtos e encontros de negócios, no Mercado do Rio Vermelho.
“Essa ação e atividades faz com que as pequenas empresas tenham novas condições para promover seus negócios e fazer conexão com outras empresas que possam também fazer todo encadeamento produtivo. Hoje lançamos o projeto Gôndola Bahia na Ceasinha, mas ele também vai ser apresentado em outros equipamentos públicos, para que as empresas que atendemos possam apresentar suas unidades produtivas com todo o apoio do Sebrae e demais parceiros”, garantiu Antonio Carlos Borges, gerente da Unidade de Projetos Especiais, Mercado e Internacionalização (UPEMI) do Sebrae Bahia.
Em sua fala, o secretário da SDE, Ângelo Almeida, destacou que a Bahia e Salvador mereciam e ganharam um projeto como esse. O titular da pasta ainda reforçou que as micro e pequenas indústrias representam 99% das indústrias baianas e são responsáveis por aproximadamente 70% dos empregos gerados na atividade industrial no estado da Bahia. “As micro e pequenas [empresas] são uma parcela importante da economia que precisa ser vista com mais cuidado, com mais carinho e mais generosidade”, ressaltou o secretário.
Já Paulo Henrique Martins, administrador do Mercado do Rio Vermelho pela Enashopp, destacou que essa é uma ação diferenciada e, por isso, a administradora apoiou o projeto. “A Enashopp, como administradora do Mercado, e a própria SDE, quando a gente apresentou o projeto para eles, foi muito acolhedor com a proposta porque é uma coisa nova e todo mundo entende que realmente agrega essa aproximação”, reconheceu.
O vice-presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, Dionízio Souza Rios, afirmou que esta ação é muito bacana e que vai facilitar bastante para os comerciantes. “Antes eles iam até o fornecedor, agora o fornecedor vem até o comerciante. Eu acho muito bacana essa iniciativa e só tenho a agradecer ao Sebrae e à SDE”, concluiu.
Pela SDE, também estiveram presentes no lançamento o diretor de Comércio e Serviços e Oportunidades de Negócios, José Carlos Oliveira, o coordenador de Comércio e Serviços e Oportunidades de Negócios, Alexandre Silva, além das técnicas Ana Luiza Mascarenhas e Ritane Cardoso.

Projeto Gôndola
Dos 172 negócios atendidos no ciclo 2022 do projeto Comércio Brasil, foram selecionadas 19 empresas para participar dessa primeira ação do Projeto Gôndola, que funciona como um showroom dos produtos e as empresas fazem reuniões de aproximação comercial que são rodadas de negócios. Essas empresas fornecedoras foram escolhidas por terem sinergia para negociar como os 40 permissionários da Ceasinha que já vendem produtos afins ou podem passar a vender.
“O Comércio Brasil é um projeto de êxito que prepara bem as empresas e nós aproveitamos a trilha do projeto e para dar um passo seguinte com o Gôndola, sempre atrelando a capacitação, a melhoria e o avanço, sem largar o empresário, justamente porque não faz sentido preparar uma grande estrutura e a empresa vender apenas a varejo. Damos suporte para a empresa criar linhas de comercialização sólidas para que possam manter a sua sustentabilidade” explicou Leonardo Teles, coordenador de Mercado e Internacionalização da UPEMI do Sebrae Bahia.
Como membro signatário do Pacto Global, o Sebrae tem procurado, por meio da Coordenação de Mercado e Internacionalização, levar mais informações sobre os critérios da sustentabilidade dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas, além dos critérios de ESG – sigla que vem do inglês e significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre) – e que são interligados aos eventos que são organizados pelo Sebrae.
De acordo com Márcia Suede Motta, gestora estadual dos projetos Comércio Brasil e Gôndola, e coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae Bahia, esta ação atende ao ODS 8, que trata sobre Trabalho decente e crescimento econômico. “A ideia é mostrar para a sociedade e para o nosso público, nas ações que o Sebrae promove, que nós estamos preocupados com questões ambientais, com a geração de resíduo, uso eficiente de água e energia, o social e a governança corporativa”, esclareceu.
“Ao promovermos um evento como este, estamos criando oportunidades para as empresas venderem mais, aumentarem sua carteira de clientes e, claro, o seu faturamento. Este ciclo virtuoso promove, não só o crescimento das empresas, mas o desenvolvimento territorial e do estado. É um momento também de mostrar boas práticas para as empresas e mostrar que implantar ações de sustentabilidade é possível e factível para um pequeno negócio”, concluiu a gestora.
Empresas
As empresas atendidas pelos Sebrae são ofertantes de produtos diversos como: temperos e condimentos, biscoitos, pizza e coxinha congeladas, banana chips, molhos de pimenta e maioneses, beijus, geleias e antepastos, cerveja artesanal, copos e canecas para evento, massas frescas, queijos, iogurtes, além de material para construção, produtos de acrílico e de plástico.
Confira as empresas participantes:
Acrílica; Art Croc; Bella Mazza; Bellano Vassouras; Biscoito Bispo; Cervejaria Dragornia; Cervejaria Quizumba; Digital Pimenta; Dom Queijo – Queijos e Iogurtes; Dona Santa; Empório Mamy – Biscoitos Finos; Iogurtes Jamane; Le Pot Geleias e Conservas artesanais; Licia Pizza; Lili Produtos da Terra; Montey Plastic; Plastik Plásticos; Rabyi Condimentos; e Tássia Andrade Gastronomia.
-

