ASN BA Atualização
Compartilhe

Parceria entre Sebrae e Ambev leva cervejarias artesanais baianas à fábrica da Colorado em SP

Empresários vivenciaram imersão com palestras sobre o segmento e puderam acompanhar o processo de produção
Por Marcia Gomes
ASN BA Atualização
Compartilhe

O Sebrae Bahia promoveu uma missão técnica à cervejaria Colorado, localizada em Ribeirão Preto (SP), de 19 a 22 de julho, composta por 10 pessoas – dois representantes de cinco cervejarias artesanais baianas. A visita é uma das etapas do programa-piloto Aprimore, uma parceria celebrada entre Sebrae/BA e Ambev.

Após serem escolhidas durante processo seletivo no início deste ano, as cervejarias artesanais baianas – Proa e Mindubier (Lauro de Freitas); Artmalte (Salvador), Panka (Paulo Afonso) e Dragornia (Feira de Santana) -, passaram a ser beneficiadas pelo Aprimore. Na parceria, cabe ao Sebrae ministrar sua expertise em gestão e à Ambev toda a parte relativa a operação e produção.

De acordo com o gestor do Projeto de Bebidas do Sebrae Bahia, que coordena o Aprimore, Ítalo Guanais, “a Colorado é uma cervejaria artesanal que nasceu pequena, se tornou uma referência, em âmbito nacional, e há cinco anos foi adquirida pela Ambev”.

Ele explica que o programa de aceleração engloba participação em workshops nos quais são abordados assuntos técnicos e relevantes para o negócio com colaboradores da Ambev e profissionais; mentorias e consultorias; conteúdo online com ferramentas de gestão, empreendedorismo e produção; rodadas de negócios e visita à Colorado e possibilidade de participar em competições nacionais e internacional. “Após o período de pandemia, a expectativa é de crescimento, nos próximos dois anos, para o setor de cervejaria artesanal”, avalia.

Visitação

No dia 19, o grupo conheceu na capital paulista o Goose Island – um brew pub (bar que fabrica a cerveja que comercializa) da Ambev. “Duas das cervejarias baianas contempladas pelo Aprimore são brew pubs, a Panka e a Artmalte, então a gente precisava conhecer esses modelos, porque, além da fabricação da cerveja, o espaço também oferece serviço de bar, restaurante e entretenimento, que é oferecido ao público”, explicou Ítalo.

No dia 20 viajaram da cidade de São Paulo para Ribeirão Preto. E, no dia 21, durante todo o dia, fizeram a imersão na fábrica da Colorado. Os empresários da Bahia assistiram a palestras sobre assepsia, qualidade, manutenção e mercado e, em seguida, visitaram a área de produção com direito à degustação. “O mais interessante foi a troca de experiências que a gente pôde ter na planta da Colorado”, pontuou Guanais.

Marta Rocha, especialista em conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, que recepcionou o grupo, destacou que acredita nos resultados positivos advindos da parceria entre o Sebrae e a Ambev. “Conseguimos unir o know-how de cada empresa e contribuir com o crescimento das cervejarias participantes do Aprimore através de melhoria da gestão, otimização de processos e recursos, precificação, distribuição e posicionamento de mercado das cervejarias. Eles puderam conhecer um pouco da história da nossa cervejaria, ver de perto os equipamentos e o processo produtivo”, disse.

Débora Lehnen é proprietária da Proa, que é fabricada há cinco anos. Em sua visão, a imersão foi uma experiência gratificante. “Eles abriram os dados, as informações pra gente ter acesso. Tudo o que a gente perguntou eles nos falaram e isso foi muito importante pra nós. O volume de produção deles é surreal, nos impressionou”, comentou. “O Sebrae tem viabilizado a realização do Aprimore, que pra nós está sendo um momento de olhar para dentro e ver o que estamos fazendo certo e o que estamos fazendo errado”.