ASN BA
Compartilhe

Desafio Liga Jovem 2025 é lançado com forte expectativa para os projetos desenvolvidos na Bahia

Alunos baianos puderam ir para Portugal com tudo pago na competição do ano passado
Por Dalmir Campos para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

A 3º edição do Desafio Liga Jovem 2025 (DLJ) foi lançado na tarde desta terça-feira (27), na agência Sebrae Costa Azul. O evento tem como objetivo empoderar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de trilha de aprendizado, vivências inspiradoras e prêmios.

Nas duas primeiras edições foram mais de 60 mil inscritos, 3800 projetos de inovação social e 43% dos municípios do país participando do evento. Neste ano, o DLJ tem 3 categorias e embarca ensino fundamental (8º e 9º); ensino médio, educação profissional e tecnológica; e Educação Superior. O desafio é criar uma solução usando tecnologia para melhorar a escola ou comunidade através de um aplicativo, serviço ou produto, por exemplo.

O gestor Estadual do Programa Educação Empreendedora, José Soares, afirma que as expectativas para este ano é de colocar a Bahia no primeiro lugar em número de participantes, de projetos e vencer algumas das categorias. “Desde a primeira edição, a gente tem se destacado como potência com projetos excelentes e acreditamos que podemos ter um dos vencedores”, torce.

Expectativas

As alunas Maria Liz e Duda Nunes, da cidade de Seabra, vão participar do DLJ nesta edição. Elas acreditam que levar oportunidades para o interior é importante para os alunos, pelo fato de desenvolverem novas habilidades, como o empreendedorismo.

“Para nós esta oportunidade é incrível, porque somos do interior e não temos muitas possibilidades. O IFBA proporcionando isto para a gente nos permite ter uma visão de futuro melhor”, comenta a estudante Duda Nunes.

-

Conquista Internacional

O Pace Free, projeto desenvolvido para ajudar pessoas com deficiência visual a atravessar ruas, foi idealizado pelas alunas do IFBA Camaçari Gracielle Maria, Lorena Oliveira, Isabelle de Jesus e Maria Eduarda, sob orientação dos professores Lanuza Lima e Adilson Almirante. Elas participaram do DLJ no ano passado e, apesar de não conquistarem o título local, se credenciaram e venceram o mundial do Huawei ICT Competition, uma competição internacional em tecnologia. “Podermos construir o nosso protótipo em nosso IF e é uma coisa grandiosa. Ter essa oportunidade de meter a mão na massa foi importante para nossa formação acadêmica”, detalha Graciele Maria.

DLJ 2025

As inscrições estão abertas e pode ser feitas até o dia (30/6) no site www.desafioligajovem.com.br. Não é necessário conhecimento prévio para participar. Os candidatos vão começar tudo do zero e ao final poderão ganhar diversos prêmios, como certificados, notebooks, celulares, dinheiro e viagens nacionais e internacionais.