A 3º edição do Desafio Liga Jovem 2025 (DLJ) foi lançado na tarde desta terça-feira (27), na agência Sebrae Costa Azul. O evento tem como objetivo empoderar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de trilha de aprendizado, vivências inspiradoras e prêmios.
Nas duas primeiras edições foram mais de 60 mil inscritos, 3800 projetos de inovação social e 43% dos municípios do país participando do evento. Neste ano, o DLJ tem 3 categorias e embarca ensino fundamental (8º e 9º); ensino médio, educação profissional e tecnológica; e Educação Superior. O desafio é criar uma solução usando tecnologia para melhorar a escola ou comunidade através de um aplicativo, serviço ou produto, por exemplo.
O gestor Estadual do Programa Educação Empreendedora, José Soares, afirma que as expectativas para este ano é de colocar a Bahia no primeiro lugar em número de participantes, de projetos e vencer algumas das categorias. “Desde a primeira edição, a gente tem se destacado como potência com projetos excelentes e acreditamos que podemos ter um dos vencedores”, torce.
Expectativas
As alunas Maria Liz e Duda Nunes, da cidade de Seabra, vão participar do DLJ nesta edição. Elas acreditam que levar oportunidades para o interior é importante para os alunos, pelo fato de desenvolverem novas habilidades, como o empreendedorismo.
“Para nós esta oportunidade é incrível, porque somos do interior e não temos muitas possibilidades. O IFBA proporcionando isto para a gente nos permite ter uma visão de futuro melhor”, comenta a estudante Duda Nunes.
-
Conquista Internacional
O Pace Free, projeto desenvolvido para ajudar pessoas com deficiência visual a atravessar ruas, foi idealizado pelas alunas do IFBA Camaçari Gracielle Maria, Lorena Oliveira, Isabelle de Jesus e Maria Eduarda, sob orientação dos professores Lanuza Lima e Adilson Almirante. Elas participaram do DLJ no ano passado e, apesar de não conquistarem o título local, se credenciaram e venceram o mundial do Huawei ICT Competition, uma competição internacional em tecnologia. “Podermos construir o nosso protótipo em nosso IF e é uma coisa grandiosa. Ter essa oportunidade de meter a mão na massa foi importante para nossa formação acadêmica”, detalha Graciele Maria.
DLJ 2025
As inscrições estão abertas e pode ser feitas até o dia (30/6) no site www.desafioligajovem.com.br. Não é necessário conhecimento prévio para participar. Os candidatos vão começar tudo do zero e ao final poderão ganhar diversos prêmios, como certificados, notebooks, celulares, dinheiro e viagens nacionais e internacionais.