ASN BA
Compartilhe

Sebrae Bahia promove rodada de negócios e visitas técnicas para promover chocolates do Sul do estado

Evento em São Paulo destacou marcas de chocolate da região sul da Bahia e promoveu visitas técnicas focadas em logística e inovação em embalagens
Por Nanci Macedo para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Sebrae Bahia promoveu uma rodada de negócios em São Paulo, reunindo 12 marcas de chocolate do sul da Bahia, com o objetivo de ampliar o acesso ao mercado para pequenos produtores de cacau. A ação, parte do projeto Cacau Derivados, foi organizada para aproximar as marcas dos principais mercados consumidores. A ação envolveu ainda visitas técnicas ao Instituto Auá e à GS1 Brasil, onde os empresários receberam informações estratégicas sobre logística e inovação em embalagens.

Durante o evento, o grupo teve a oportunidade de apresentar seus produtos para grandes players do setor, como o tradicional empório Casa Santa Luzia, além de contar com a participação de figuras renomadas, incluindo a chef de cozinha e nutricionista Neide Rigo. “Achei muito interessante. Você acaba descobrindo que um chocolate de verdade não é só aquele padrão que conhecemos. Foi um prazer para o CBA trazer esses produtores para negociações”, declarou Neide.

Além das negociações, o evento contemplou visitas técnicas com o intuito de fortalecer o conhecimento dos produtores sobre logística e novas tecnologias no setor. No Instituto Auá, o foco foi a questão logística, essencial para o desenvolvimento de um modelo eficiente de transporte e distribuição dos produtos, enquanto a visita à GS1 Brasil destacou o papel da tecnologia em embalagens, QR Codes e processos padronizados para alcançar novos mercados e fortalecer a presença das marcas.

O gestor de projetos do Sebrae Bahia, Neorley Carvalho, destacou a importância do evento para o desenvolvimento das marcas participantes. “Essa é uma ação do Sebrae Bahia e o objetivo é permitir que essas empresas venham até o mercado de São Paulo e apresentem seus produtos. São 12 marcas que produzem através do cacau cabruca, plantado sob as árvores da Mata Atlântica, um cacau único e de altíssima qualidade”, explicou.

Para a dona da marca Jú Arleo Chocolate, Julianna Alves Torres, o evento proporcionou uma oportunidade única de promover as qualidades do cacau do sul da Bahia. “Estar aqui presente é uma oportunidade para nós, produtores de cacau e chocolate. As pessoas podem conhecer nossos produtos e todas as notas extraordinárias que só o sul da Bahia tem”, concluiu.