Na manhã desta quinta-feira (6), na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep, ocorreu a Trilha Associativa, com o tema “Sindicato do Futuro: construindo estratégias para uma indústria mais próspera”. O evento, que é uma iniciativa da Fieb numa parceria com o Sebrae, reuniu presidentes e executivos dos sindicatos.
A Trilha Associativa tem o objetivo de fortalecer os sindicatos por meio de estratégias que perpassam o eixo “Mentoria”, que oferta uma consultoria especializada para acompanhamento do plano de ação dos sindicatos, e o eixo “Ativismo Empresarial”, com realização de visita às indústrias com objetivo de aumentar a base das empresas associadas.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou sobre o impacto realizado pela Trilha Associativa e a importância do apoio dos sindicatos para alcançarem melhores resultados. “Eu não tenho dúvida que todas as ações do Sebrae feitas com vocês são referência, a exemplo do trabalho feito com o crédito assistido. E não foi apenas referência a nível estadual, mas nacional. Fomos chamados pela CNI [Confederação Nacional da Indústria] para contar como esse trabalho era feito aqui. A trilha não é nova, mas tem sido construída ao longo do tempo. Não existe milagre, mas, se tivermos os sindicatos organizados, liderados por pessoas capazes, teremos resultados positivos”, pontuou.
O presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, ressaltou a necessidade de fortalecer o associativismo sindical. “Ter a casa cheia mostra o tamanho da responsabilidade desse projeto, da Fieb junto com o Sebrae. Ele tem sido desenvolvido e registrado, por parte dos nossos sindicatos,como uma ação que pôde fortalecer a relação com seus associados.É um projeto vitorioso e devemos dar continuidade não no sentido de fazer a mesma coisa, mas de buscar novas práticas, novos modelos, para cada vez mais mostrar a força do associativismo”, afirmou.
O evento seguiu, ao longo da manhã, com a realização de palestras sobre associativismo, protagonismo e influência, relacionado ao engajamento, em torno de causas, além de palestra sobre as estratégias para indústrias mais prósperas.