ASN BA
Compartilhe

1º Festival Gastronômico de Camaçari promete destacar grandes nomes da culinária regional

O evento, que acontece entre os dias 20 e 29 de novembro no Guarajuba Center, foi lançado na quarta-feira (12) e contará com a participação de 21 restaurantes locais
Por Henrique da Mata para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Com a presença do renomado chef Cadu Moura, que une talento e criatividade para criar pratos com base na culinária regional, foi lançado na quarta-feira (12), na Cidade do Saber, o 1º Festival Gastronômico de Camaçari – da Terra ao Mar. A iniciativa é da Prefeitura de Camaçari tem apoio do Sebrae, e visa potencializar os empresários do setor gastronômico da cidade com a aproximação do verão.

O festival, que destaca a culinária regional, teve a sua programação divulgada oficialmente durante o lançamento. Entre os dias 20 e 29 de novembro, diferentes restaurantes incluídos na programação vão ter a oportunidade de apresentar seus principais pratos. Uma grande oportunidade de vender a sua marca a pouco mais de um mês do verão.

Ao todo, 22 restaurantes participarão dos 10 dias de festival, garantindo momentos especiais que envolvem sabor e tradição a custos que podem variar entre R$30 a R$79. Além de comidas diversificadas, o evento vai apresentar ainda dentro de sua programação o Cozinha Show, que unirá culinária ao som de muita música. O primeiro Cozinha Show será no dia 21 de novembro, às 16h; o segundo no dia 22, também às 16h; e no dia 29 de novembro, a Premiação do Festival, às 18h. Todas as atividades serão realizadas no Guarajuba Center, na praia de Guarajuba, orla de Camaçari.

A gestora de projetos de turismo do Sebrae, Hirlene Pereira, entende que o festival vai além de uma simples apresentação de pratos regionais sofisticados. “Esse festival é uma poderosa estratégia de fortalecimento do turismo, da economia local e da identidade cultural do município. Ele serve também para posicionar Camaçari como um destino criativo e acolhedor, que valoriza seus empreendedores e estimula a inovação na cozinha local. É uma ação de promoção de mercado, de valorização de marca, de posicionamento da cidade, que garante um impacto econômico direto para os restaurantes”, disse.

O analista do Sebrae em Camaçari, Daniel Santana, acredita que o evento tem também como finalidade colocar a cidade como um dos destinos dos turistas no próximo verão. “A ideia é promover o empreendedorismo gastronômico local, divulgar o destino turístico de Camaçari, gerar movimentação turística e promover a cultura gastronômica da cidade”.

O secretário de Turismo de Camaçari, Patrício Oliveira, destacou a importância de mostrar Camaçari para a região de outra forma: através da culinária. “Antes de tudo projetar Camaçari como um destino turístico e mostrar que temos muito a oferecer, não só arte, cultura e entretenimento, mas também gastronomia que reflete a cultura e o modo de ser camaçariense. A culinária faz parte das experiências de quem quer conhecer um novo lugar”, pontuou.

Conceito do evento

Inspirado no conceito “Elo Mar e Terra”, o evento conecta a força da mandioca — símbolo da culinária rural e tradicional — aos sabores frescos da cozinha de praia, marcada pelos frutos do mar e pela energia jovem dos empreendedores locais. Além de promover a tradição culinária, o festival busca evidenciar a criatividade e a inovação gastronômica, criando experiências que unem turismo, cultura e economia criativa.

Confira a lista dos restaurantes que estão dentro da programação do 1º Festival Gastronômico de Camaçari:

DiPuã Lounge Beach Bar, A Lagosta Restaurante, Restaurante Ki-Mukeka, Rainha da Pizza, Restaurante Bodega do Rancho, Mar Aberto, Boteco do Beiju, Restaurante Beco do Canal, Restaurante Pé na Areia, Restaurante Varandas, Bar e Restaurante do Prefeitinho Jr, Restaurante Tereza do Mocotó, Restaurante Amada Lisboa (Vagão), Cabana da Cabocla, Barraca da Vanda, Barraca o Jangadeiro, Kaule Sushi, Alecrim Sabor Artesanal, Restaurante O Manguezal, Restaurante Cor do Jambo, Culinária de Terreiro e Cabana Franga Fogosa.