Cento e dez mulheres dos municípios de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Pindobaçu, Jaguarari, Andorinha, Antônio Gonçalves e Pindobaçu, no Centro-Norte da Bahia, participaram, no dia 25 de setembro, do Circuito ‘Agro é Delas’. Realização do Sebrae em Jacobina, o evento aconteceu na Agência do Sebrae em Senhor do Bonfim e abriu espaço para diálogos, aprendizados e trocas de experiências entre as participantes.
Apoiado pela FAEB, SENAR, sindicatos rurais dos municípios participantes e da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, o ‘Agro é Delas’ busca fortalecer o protagonismo feminino no agronegócio, inspirar novas gerações e celebrar a força, coragem e inovação das mulheres que transformam o campo brasileiro.
A historiadora, empresária, líder comunitária e referência nacional em desenvolvimento territorial, Luciana Balbino, e a jornalista baiana com ampla experiência em coberturas esportivas e grandes eventos, Patrícia Abreu, foram as palestrantes do evento.
Escolhida pela Revista Forbes uma das ‘100 Mulheres Poderosas do Agro’ no Brasil, Luciana Balbino contou, em uma fala cheia de sensibilidade, a sua história de superação e inovação, transformando o momento em um dos pontos altos do evento.
“Luciana compartilhou sua experiência à frente da Casa de Taipa, projeto que transformou a realidade da comunidade de Chã de Jardim, município de Areia na região do Brejo da Paraíba, por meio do turismo de base comunitária e da valorização da cultura local. Mesmo com todos os desafios, a história encanta e inspira”, destacou a gestora do Sebrae em Jacobina e responsável pelo evento, Amanda Teixeira.
Os relatos de Luciana Balbino e Patrícia Abreu emocionaram e motivaram as participantes a seguirem empreendendo com propósito e identidade. “Foi um momento de conexão profunda com nossas raízes e com o poder transformador do empreendedorismo feminino”, finalizou Amanda Teixeira.

