O 15º Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável, cujo tema de 2025 foi “Uma gota de ação, um oceano de mudanças” realizou a cerimônia de premiação na quarta-feira (27) durante a INDEX, maior feira da indústria da Bahia, no Centro de Convenções Salvador. Atendida pelo Sebrae em Santo Antônio de Jesus, a Sam’Mielle Hidromelaria, de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano venceu em terceiro lugar na categoria empresa sustentável.
“A empresa tem uma trajetória brilhante e está construindo uma forte base para um futuro sustentável nos pilares econômicos, sociais e ambientais”, ressaltou o gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira.
A co-fundadora da San’ Mielle Hidromelaria, Samira Maria Peixoto, revelou que o reconhecimento é fruto da preocupação do empreendimento com sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental. “Os hábitos sociais mudaram e as formas de enxergar as empresas também. Hoje a sustentabilidade não é mais vista como uma opção, mas como a possibilidade de um futuro mais justo para próximas gerações. Isso acaba fortalecendo a nossa marca ao ressaltar boas práticas e o cuidado com a economia circular”, afirmou.
Para ela, obter o reconhecimento com a premiação tem fundamental importância para seu negócio, sobretudo por posicionar o empreendimento em lugar de destaque no estado da Bahia. Samira reforçou o papel do Sebrae no desenvolvimento do negócio.
“O Sebrae sempre foi parceiro da San’Mielle, nos proporcionando o acesso a informações e apontando as tendências de mercado e as boas práticas no empreendedorismo – como é o caso da ESG. Tudo isso nos abre horizontes e o Sebrae em Santo Antônio de Jesus está sempre nos incentivando a desenvolver essas práticas dentro da nossa empresa, nos fortalecendo cada vez mais”, acrescentou.
Participação na INDEX
A San’Mielle Hidromelaria participa da INDEX com um stand onde expõe e comercializa sua produção. Para o gerente regional do Sebrae, o contato de varejistas com a indústria fortalece a economia baiana. “É sempre bom ver empresas comercializando localmente”, celebrou Oliveira.
Além de promover intercâmbios, a INDEX contribui para a divulgação e fortalecimento de marcas baianas e promove network, como avaliou a empreendedora Samira Maria Peixoto. “É muito importante esse contato com outras empresas do nosso estado. Hoje praticamente faço meus rótulos em Belo Horizonte, compro garrafas em outros estados e a INDEX traz essa aproximação com empresas e fornecedores da própria Bahia, fortalecendo essa rede com aquisição de insumos a menor custo. A feira atende públicos diferenciados e é isso que buscamos. Daqui saem várias conexões”, concluiu
INDEX
De acordo com a organização, 300 expositores que geram renda para a Bahia participam da feira. Os empreendedores e empreendedoras participam de palestras, debates e experiências que colocam a Bahia no mapa da inovação e da competitividade nacional no evento que discute os rumos da indústria baiana.
A INDEX tem patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo, Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede Bahia.

