ASN BA Atualização
Compartilhe

Atendimento a produtores, concurso de queijos e inovação marcam a XVI Edição do ENEL

Evento trabalha os diversos elos da cadeia do leite nos dias 15 e 16 de julho, em Vitória da Conquista 
Por Pedro Soledade
ASN BA Atualização
Compartilhe

Leite, queijos, iogurte e uma grande variedade de produtos lácteos essenciais na mesa dos brasileiros são as estrelas do XVI Encontro Nordestino do Setor de Leite de Derivados, o ENEL. Pela primeira vez na Bahia e com intensa programação gratuita nos dias 15 e 16 de julho, o encontro promove interseções entre todos os elos da cadeia produtiva de laticínios, com muito conhecimento, inovação e tecnologia para os representantes dos estados nordestinos e de outras unidades da federação.

Uma das novidades desta edição é o espaço Sebrae e Ilhas de Atendimento, que reúne parceiros estratégicos para os produtores rurais como o Ministério da Agricultura, a ADAB, a Conab, o Senar, SerTãoBras e Sindileite, trazendo enfoques diferentes para abraçar de ponta a ponta a cadeia produtiva de laticínios, desde a produção artesanal até os processos industriais. “É uma inovação conseguirmos reunir estas instituições, tão importantes para trabalhar todos os elos da cadeia produtiva de leite e derivados, com os produtores tendo acesso direto aos técnicos que conhecem o trabalho, a legislação e vão atender, dialogar e tirar dúvidas”, analisa a coordenadora de Agronegócios no Sebrae Bahia, Adriana Moura.

Além do conhecimento compartilhado, outro destaque da programação promete aguçar os paladares. É o concurso nordestino de queijos e produtos lácteos que acontece durante o evento, mas já teve uma importante etapa cumprida, na quarta-feira (13), antes mesmo da abertura dos portões do ENEL: a formação dos avaliadores que vão acompanhar a definição do melhor queijo entre os concorrentes.

Os 34 participantes capacitados fizeram uma imersão na análise sensorial para não deixar passar despercebidos os nuances, sabores, aromas e texturas dos queijos. Eles terão a oportunidade exclusiva de auxiliar o trabalho do júri especializado convidado para o concurso. Tudo isso foi detalhado no curso com a especialista Débora Pereira, diretora da SerTãoBrás. Débora é jornalista, mestra em Extensão Rural pela UFV, doutora em Ciência da Informação pela UFMG, Jornalista da revista francesa Profession Fromager, e brasileira Profissão Queijeiro, além de colunista “Só Queijo” no caderno Paladar do Estadão. Ela é ainda embaixadora da francesa Guilde Internationale des Fromagers no Brasil.

Arena de Inovação 

O Desafio Sebrae Like a Farmer – Soluções para cadeia leiteira promove pitches de 11 agritechs nesta quinta-feira, 15. Cinco delas serão selecionadas pelos jurados Tauan Reis, coordenador de Negócios Inovadores no Sebrae Bahia, Gilmar Oliveira, presidente da Coopmac, e Jaymilton Gusmão, vice-presidente da Coopmac. A grande final acontece no sábado (16), com anúncio e premiação dos vencedores a partir das 11h30.

Mobilizando grande público, as batalhas de pitches começaram quentes na Arena de Inovação montada no ENEL. “É uma felicidade ver o espaço voltado à inovação com tanta gente interessada. Não há como pensar em desenvolvimento, em nenhum setor, sem que ao lado esteja o conhecimento, a inovação, a tecnologia e a pesquisa”, ressaltou Tauan Reis.

 Agricultura familiar e produtores artesanais 

Também na primeira manhã de Enel, na Arena de Maturação, a superintendente de inclusão alimentar, Rose Pondé, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), apresentou o programa Alimenta Brasil. A iniciativa federal trabalha com duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Para tanto, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Atendidos pela rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais são contemplados.

SERVIÇO

16ª Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL)
Data: 14 a 16 de julho
Local: Parque de Exposições Teopompo de Almeida – Rua Siqueira Campos, 1320, Candeias
Inscrições: Gratuitas pelo site https://enelnordeste.com.br/

  • agronegócio
  • cadeia produtiva
  • Enel
  • leite
  • queijos
  • sebrae bahia
  • vitória da conquista