ASN BA
Compartilhe

Circuito Conexões Náuticas apresenta ações para Salvador e Região Metropolitana

Encontro foi realizado no Museu Aleixo Belov, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, na capital baiana
Por Carlos Baumgarten
ASN BA
Compartilhe

Encontro foi realizado no Museu Aleixo Belov, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, na capital baiana

Gestores de equipamentos e prestadores de serviços náuticos em Salvador e Região Metropolitana puderam conhecer algumas das ações em desenvolvimento a partir de uma parceria entre Sebrae e Secretaria de Turismo do Estado da Bahia para o desenvolvimento do setor. O Circuito Conexões Náuticas chegou à capital baiana no final da tarde de quinta-feira (5), com um encontro realizado no Museu Aleixo Belov, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo.

O Projeto de Desenvolvimento da Economia Náutica, focado no fortalecimento da cadeia náutica, já realizou o mapeamento das infraestruturas náuticas e dos pequenos negócios que giram no entorno, o estudo do panorama econômico estadual do setor e a estruturação de 10 matrizes de oportunidades de negócio nos territórios selecionados como prioritários para atuação local, que são: Salvador, Caravelas, Alcobaça, Porto Seguro, Cabrália, Ilhéus, Canavieiras, Cairu e Camamu.

O consultor José Raimundo Zacarias foi o responsável por apresentar o panorama sobre o que foi estudado até o momento. Ele ressaltou a necessidade do investimento para estruturação e legalização de marinas ao longo da costa baiana, e destacou o potencial do setor que, em todo o Brasil, registrou crescimento de 20% entre os anos de 2019 e 2022.

Após a apresentação, foi realizado um talk show, com as presenças do secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, e da secretária municipal de Cultura e Turismo, Andrea Mendonça. O bate-papo foi mediado pelo gerente da Unidade de Projetos Especiais, Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Vitor Lopes.

O secretário Maurício Bacelar reforçou o potencial da Bahia para a economia náutica, destacando os 1.100 km de costa para a atuação da cadeia produtiva. Ele ressaltou a importância da parceria com o Sebrae, sobretudo para a capacitação e orientação dos empreendedores que atuam no entorno. “Vamos trabalhar pelo desenvolvimento do setor, sempre com o foco na geração de emprego e renda”, pontou.

Já Mila Paes falou de algumas ações, como a criação do SAC Náutico, que tem o objetivo de ajudar o navegante que chega à capital. Ela afirmou também ser fundamental a busca pela diversificação da matriz econômica de Salvador. “Sem dúvidas, o setor náutico entra nessa estratégia da Prefeitura, dentro de um contexto maior, que busca também a melhoria do ambiente de negócios em nossa cidade”.

Andreia Mendonça, que também preside o Comitê Náutico, apresentou o Plano de Desenvolvimento Econômico para o setor, que inclui uma série de ações focadas em investimentos em infraestruturas, sobretudo no que diz respeito a legalização de marinas existentes. “Além disso, vamos planejar a criação de uma via náutica em Salvador e a busca pela captação de eventos do setor para a capital”.

O gerente do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, destacou o papel da instituição, que também integra o Comitê Náutico, no sentido de trabalhar toda a cadeia produtiva do setor náutico. “Sabemos da importância dessa iniciativa, sobretudo para os pequenos negócios, foco da atuação do Sebrae. O setor náutico tem um grande potencial que pode ser muito bem explorado para gerar resultados positivos para a nossa economia”, concluiu.