Cerimônia ocorreu na sede do Sebrae Bahia, em Salvador, e os premiados estão classificados para a etapa regional
Os vencedores da etapa Bahia na 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo receberam os troféus, na tarde desta terça-feira (20), em cerimônia na sede do Sebrae Bahia. A iniciativa reconhece o trabalho de profissionais da comunicação que ampliaram a voz de empreendedores baianos, pautando e transformando os pequenos negócios em grandes notícias.
Nesta edição, foram 62 trabalhos inscritos nas categorias Foto, Vídeo, Áudio e Texto e a Bahia foi o estado do Norte/Nordeste com maior número de candidatos. As matérias abordaram temas como empreendedorismo feminino, agronegócio, festejos juninos, empreendedores de áreas periféricas, dentre outros.
Durante a cerimônia, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou sobre a importância do trabalho dos profissionais da comunicação para o reconhecimento dos empreendedores que geram emprego e contribuem para uma sociedade mais desenvolvida economicamente.
“Não tenho dúvida de que o trabalho dos profissionais da imprensa é de extrema importância para a valorização desses empreendedores, que geram emprego e movimentam a economia em nosso estado. O olhar para reconhecer essas histórias é importante para inspirar e fortalecer o empreendedorismo na Bahia”, afirmou.
A grande vencedora na categoria Texto, Priscila Natividade, com o trabalho “Startups maduras”, do jornal Correio*, falou sobre o quanto a premiação é significativa para a valorização dos profissionais da imprensa e para o destaque das histórias de empreendedores baianos.
“Esta foi uma matéria muito especial, porque é um tema desafiador, já que é carregado de preconceito. Mostrar outros olhares, outras histórias no empreendedorismo, foi o que nos motivou nessa produção e agradecemos o reconhecimento desse trabalho, que partiu de uma inquietação minha a partir de uma outra pauta”, contou.
A qualidade dos trabalhos inscritos foi destacada pela jornalista e representante do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Jaciara Santos, que integrou o júri deste ano, composto também pelo diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Leonardo Costa, e pela jornalista e analista técnica de Marketing e Comunicação do Sebrae Bahia, Vanessa Câmera.
“Esta parceria com o Sebrae foi muito importante porque entendemos que estimular o jornalismo sério e de qualidade, principalmente em um momento de desvalorização da categoria, é motivo de comemoração. Foram trabalhos com muita qualidade e de difícil escolha, o que tornou a experiência muito enriquecedora”, disse.
Estiveram presentes no evento o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Carlos Andrade, do diretor de Administração e Finanças da entidade, José Cabral, do gerente da Unidade de Marketing e Comunicação, João Gomes, e a gerente adjunto do setor, Camila Passos, e o gerente do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira.
Os vencedores em 1º lugar de cada categoria levaram um iPhone, uma bolsa no seminário Empretec 2023 e certificados para toda a equipe envolvida no trabalho, além do troféu especial da edição. Os premiados também estão classificados para a etapa regional
Confira a lista dos vencedores:
Categoria: Foto
Veículo: Correio*
Profissional: Sora Maia
Trabalho: A Cachaça que Jorge Amado não Tomou
Categoria: Vídeo
Veículo: TV Bahia
Profissional: Jade Coelho (Produção) e Andrea Silva (Reportagem)
Trabalho: Empreendedorismo e mudança de vida
Categoria: Áudio
Veículo: Rádio Educadora
Profissional: Thaís Seixas
Trabalho: Empreendedores Juninos
Categoria: Texto
Veículo: Jornal Correio*
Profissional: Priscila Natividade
Trabalho: Startups Maduras