A Bahia voltou para casa com 31 medalhas conquistadas no XIX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Quixadá, no Ceará. A região Sudoeste brilhou na competição, alcançando uma super ouro, uma medalha de ouro, duas de prata e quatro de bronze, reafirmando a qualidade dos produtos lácteos baianos no cenário regional.
O grande destaque foi a produtora Cristiane Coelho, da Queijaria Herdade, que conquistou o Super Ouro Estado no queijo coalho, considerado o melhor da Bahia. Além disso, sua agroindústria ainda foi premiada com a prata no Doce de Leite e o bronze no Caboclo da Herdade, um queijo de massa semicozida marinado em café especial produzido na região sudoeste.
“O Enel tem uma importância imensa para nós, queijeiros. É um espaço de valorização, aprendizado e visibilidade, mostrando que o queijo nordestino tem terroir e tradição. Para mim, receber a medalha Super Ouro vai muito além de uma vitrine: é a certeza do meu pertencimento ao mundo queijeiro e a prova de que o nosso queijo tem, sim, muita qualidade”, celebra Cristiane.
Outro destaque veio da Laticínios Búfalas Garota, de Roberta Gusmão, que trouxe cinco medalhas: super ouro com a Burrata Blue de Búfala, prata com a Manteiga de Búfala e três bronzes com o Pérola Negra, a Mozzarella de Búfala em bolinhas e o Parmesão.
“Foram dias que marcaram a nossa caminhada. Estar no Enel só foi possível graças ao apoio do Sebrae/Bahia, parceiro que faz diferença no fortalecimento da nossa agroindústria familiar. O reconhecimento nos honra, mas o que mais nos move é oferecer produtos lácteos de qualidade, feitos com cuidado e respeito às famílias que nos escolhem”, afirma a produtora.
O gestor do projeto Leite e Derivados da Região de Vitória da Conquista, Rhelrison Nascente, destacou o papel do Enel como espaço de negócios e integração entre produtores. “O evento é simplesmente maravilhoso, pois reúne produtores de derivados do leite de todo o Nordeste, criando uma energia favorável para trocas de experiências e também para geração de negócios, já que envolve muitos stakeholders do setor”, ressaltou.

