Depois da cidade de Luís Eduardo Magalhães, foi a vez de Barreiras ser contemplada com a realização da primeira edição do Oeste Negócios que reuniu empresas atendidas em 2023 pelo programa Comércio Brasil, instaladas nos dois municípios. A programação foi desenvolvida para que os empreendedores se aproximassem para compra e venda de produtos locais. Durante dois dias, foram realizadas palestras, rodadas de negócios, discussões e debates sobre a visão de negócios na região Oeste e em Barreiras. Houve ainda momento para descontração com música.
“Estamos muito felizes com o resultado do evento que contribui bastante para o fortalecimento dos negócios e especialmente que o Sebrae está com a campanha Compre do Pequeno, assim, fortalecemos essa mensagem para que as pessoas, nesse momento de Natal, valorizem o pequeno negócio, valorizem o negócio do seu bairro, da cidade porque eles movimentam a economia, 99% dos negócios do país são pequenos, então, este é um momento apropriado para essa campanha, para esse programa, e a gente avalia que foi muito positivo”, afirma a gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais.
O Oeste Negócios em Barreiras, assim como em Luís Eduardo Magalhães, marcou o encerramento do Comércio Brasil nos municípios que tiveram 36 empresas atendidas. O Grupo Irmãos Ribeiro, de Barreiras, que começou no ramo de papelaria e expandiu para a indústria de plástico, participou dos dois dias de programação. Presente no mercado há décadas, a participação no evento serviu para conhecer o potencial da região.
“O Sebrae fez o evento que faltava na nossa região. Temos muitas iniciativas boas aqui, porém, faltava essa interação para o bem da sociedade barreirense. Temos indústrias de todos os nichos e, às vezes, compramos de fora sem saber que temos produção local, deixando de fortalecer o PIB da cidade. Com essa iniciativa do Sebrae, a gente abre os olhos para a nossa região fortalecendo-a cada vez mais”, conta o empresário, João Vitor Ribeiro.
O Chefe de Cozinha, Hildebrando Lessa, também enxergou o Oeste Negócios como uma possibilidade para novos negócios. “Trabalho com consultoria para negócios de alimentação, então, vi que tinham negócios ligados a isso nesse evento e queria conhecer as empresas para apresentar para meus clientes que também são do ramo. A importância desse evento é trazer força para toda a região, para os negócios, isso vai fortalecendo toda a cadeia”, analisa.
Na programação talk “Potencialidades do Oeste, visão de Negócios em Barreiras”, a participação foi do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Carvalho. Na palestra, ele pontuou sobre as perspectivas de negócios do Oeste, e detalhou sobre a evolução do crescimento de Barreiras nos últimos sete anos. De acordo com os dados apresentados pelo secretário, Barreiras possui o 8º PIB do Estado, é o 10º município mais populoso, e a 2ª melhor cidade para investir no segmento imobiliário na Bahia. Está entre as cinco cidades mais bem avaliadas do Nordeste, é o 9º município no Nordeste Brasileiro que mais exportou, ocupa a 3ª posição em produção agrícola no estado e 19º no Brasil. Ainda, segundo ele, a cidade se consolida como um novo Polo de Saúde e Educação.
“Primeiro quero parabenizar o Sebrae pela iniciativa de realizar esse encontro chamado Oeste Negócios que vai além das fronteiras de Barreiras, e temos que pensar não só como Oeste, mas como Matopiba, que Barreiras é a cidade mais importante do Matopiba. Esse é um grande evento onde trocamos ideias com muitos empresários, pessoas daqui e de outras cidades como Luís Eduardo. Ficamos muito felizes em poder participar e dar a nossa contribuição”, conclui o secretário.
Durante o evento, também teve a palestra “A Arte da Venda: Excelência no Atendimento e Gatilhos Mentais”, com Suelen Oliveira. Assim como em Luís Eduardo Magalhães, em Barreiras o Sebrae contou com parcerias para a realização do Oeste Negócios, dentre as quais estão: Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL), Associação Comercial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), Associação Comercial de Barreiras, e prefeituras.