ASN BA
Compartilhe

Barreiras sedia o II Fórum da Mulher Contabilista do Oeste da Bahia

Encontro foi promovido pelo Sebrae, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade
Por Silvania Costa
ASN BA
Compartilhe

No dia 15 de setembro, mulheres contabilistas de Barreiras e da região Oeste da Bahia, como das cidades de Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória, se reuniram no II Fórum da Mulher Contabilista, promovido numa parceria entre o Sebrae e o Conselho Regional de Contabilidade. Com o tema “Liderança feminina e o poder da visão estratégica no mercado contábil”, o encontro teve como objetivo fortalecer e empoderar, ainda mais, as profissionais para o desempenho diário do trabalho, constituindo-se numa oportunidade de fortalecer o networking, com novos aprendizados e experiências.

“A mulher vem se destacando nos diversos ramos do mercado empresarial e na contabilidade não é diferente Tem um número cada vez maior de mulheres atuando nessa área. Nós achamos muito justo e oportuno realizar esse fórum. Estamos conectando, criando laços e fortalecendo essa grande rede de empreendedoras. Contamos aqui não só com mulheres contabilistas mas convidamos também os homens contadores, os empresários, e tivemos outras representações. O contador, a contadora, são importantes para o pequeno negócio e aqui podemos fazer conexão dessas áreas”, considera a gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais.

O fórum levou para os participantes uma agenda diversificada de palestras, dentre as quais uma foi ministrada pela especialista em imagem empresarial, comportamento profissional, marketing de crescimento e atendimento ao cliente, Lica Argolo, que falou sobre “Impacto da Autoestima e da imagem profissional nos negócios”. Ela esclareceu que a contabilista precisa enxergar a importância da sua presença no mercado, da imagem e como isso pode impulsionar a atração, a transmissão de confiança e de profissionalismo.

De acordo com a especialista, é necessário causar boas impressões no conjunto de imagens que envolve tudo o que o profissional comunica, desde sua história, até a aparência, o tratamento dado às pessoas, a linguagem utilizada, a postura nas redes sociais e a foto de perfil, elementos que, segundo ela, transmitem quem é o profissional.
O II Fórum da Mulher Contabilista do Oeste da Bahia reuniu cerca de 200 participantes, que também acompanharam as palestras “A digitalização dos processos e a importância do profissional contábil para o escritório regional”; “Estratégia de vendas no digital”; “Canais de atendimento da Receita Federal”; “Contabilidade no Agronegócio”. Na ocasião, eles conheceram histórias e desafios do empreendedorismo, contados por mulheres que decidiram investir no próprio negócio.

“Estamos muito felizes com a realização do fórum. A participação foi excelente e as pessoas interagiram bastante. A nossa expectativa foi superada, com uma avaliação positiva. A gente precisa dar visibilidade para esse papel feminino, para essa mulher empoderada, consciente da sua atuação. Temos que entender essa visão estratégica, esse papel da mulher no mercado contábil. Ela precisa se ver como empresária contábil, como destaque nos movimentos e no município onde atua”, avalia a contadora e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade, Hildene dos Santos.