Com o apoio do Sebrae em Vitória da Conquista, um grupo de produtores do Planalto da Conquista levou para a feira Ruraltur a Rota dos Cafés Especiais, com três estandes reunindo marcas como Fazenda Ouro Verde, Eufrásio Cafés, Dear Bela (cafeteria móvel), Estância da Barra, Reserva do Vale, Café Colheita das Alegrias e Café das Meninas. Além disso, a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) participou do evento, com um estande, apoiando os cafés especiais produzidos na região.
A 21ª edição da Ruraltur, realizada entre os dias 25 e 27 de setembro em Mucugê, na Chapada Diamantina, movimentou o turismo rural e os pequenos empreendimentos do campo. Mais de 3 mil visitantes, 42 expositores de oito estados, 40 horas de capacitações e 12 apresentações culturais marcaram os três dias de evento.
Para a gestora do projeto Cafés Especiais do Planalto da Conquista, Mônica Rizério, o saldo foi extremamente positivo. “A RuralTur foi um sucesso, muito bem organizada. O grupo participou ativamente, fez contatos importantes, vendeu produtos, esteve nas rodadas de negócios e até visitou hotéis para fechar parcerias. O feedback dos produtores foi extremamente positivo, evidenciando o potencial da feira em criar oportunidades concretas para o desenvolvimento da região”, avaliou.
Entre os participantes, a fazenda Estância da Barra esteve pela primeira vez no evento. O sócio-proprietário, Abelardo Nascimento, destacou a relevância da ação. “Vivenciamos experiências turísticas já consolidadas e conhecemos novas possibilidades de expansão do nosso trabalho. Tivemos a oportunidade de expor nossos queijos artesanais e apresentar a Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista. Foi uma satisfação enorme, porque conseguimos nos posicionar ao lado do que há de melhor no turismo do Brasil, consolidando nossa marca e reafirmando nosso planejamento”, afirmou.
A Ruraltur proporcionou vivências em gastronomia, artesanato, hospedagem e turismo de experiência. Para os empreendedores do sudoeste baiano, o evento se tornou um marco na inserção da Rota dos Cafés Especiais no cenário turístico da Bahia e do Brasil.

