ASN BA Atualização
Compartilhe

Cafés Especiais são destaque no III Ecofestival do Café na Serra dos Morgados, em Jaguarari

Troca de conhecimento, experiências gastronômicas, comercialização e apresentações culturais/artísticas fizeram parte da programação
Por Tamara Leal para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

De 18 a 20 de julho a Serra dos Morgados, em Jaguarari, Centro-Norte da Bahia, viveu o III Ecofestival do Café. Com rica programação, o evento possibilitou experiências gastronômicas, comercialização de cafés, artesanatos e outros produtos, apresentações artístico-cultural e muito conhecimento com palestras e oficinas apoiadas pelo Sebrae.

Região produtora de café, a Serra dos Morgados vem se destacando com a produção de cafés especiais. Inclusive, nesta edição do ecofestival, foram comercializadas seis marcas de cafés especiais, desenvolvidas em 2024 pelo Sebrae em Jacobina.

Selecionados, torrados e moídos por Igor Ramos, da empresa Roast Café, de Minas Gerais, os cafés especiais foram vendidos em pacotes de 250g em valores entre 40 e 120 reais. Ele falou do perfil dos produtos. “O café natural da serra apresenta um perfil mais frutado. A gente encontra frutas tropicais – carambola, siriguela e cajá – e frutas da região. Sensorialmente, também encontramos um pouco de chocolate e, às vezes, um perfil mais caramelo”, explicou Igor Ramos.

Para o gerente do Sebrae em Jacobina, Geronilson Pereira, as intervenções da entidade junto aos produtores são extremamente importantes. “Elas impactam nas perspectivas de alavancagem econômica e social. Realizamos debates e oficinas inovadoras, a exemplo da palestra ‘Rota Ecoturística das Serras do Sertão’, tema fundamental para a disseminação dos sabores da serra, com proposta possível de implementação”, ressaltou.

Ainda conforme Geronilson Pereira, em três anos de ações, há um avanço na qualidade do café e fortalecimento do associativismo. “Esse é um início que entusiasma os parceiros que apoiam, em várias instâncias, esse segmento. Importante destacar o protagonismo dos homens e mulheres de campo e como o festival é vitrine do potencial da Serra dos Morgados, que se estende por toda a região”, pontuou.

O Sebrae está em conclusão do mapeamento de campo nos municípios de Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Pindobaçu, Saúde, Caém, Jacobina, Mirangaba e Miguel Calmon.

De acordo com a gestora do Sebrae em Jacobina, Amanda Teixeira, o evento contou com programação diversa que uniu café, cultura e arte. “Na palestra ‘Os caminhos e descaminhos do café’, ministrada pelo Dr. Leandro Paiva, ficou evidente a potência da região, como precisamos fortalecer as plantações e trabalhar, incansavelmente, na melhoria da qualidade do café. E, assim, traçar um caminho de sucesso no mundo dos cafés especiais”, ressaltou.

O Sebrae em Jacobina apoiou o evento com a realização de palestras e oficinas, caravanas com os produtores de Senhor do Bonfim e Campo Formoso. Empresários pernambucanos participaram do evento e estarão, por meio do Sebrae Pernambuco, negociando grãos de café para comercialização em cafeterias da cidade de Petrolina.