ASN BA
Compartilhe

Canavieiras tem potencial para crescimento financeiro com economia náutica

Estudo foi apresentado pelo Sebrae Bahia durante Circuito Conexões Náuticas, nesta quinta-feira (25)
Por Nanci Macedo
ASN BA
Compartilhe

Estudo foi apresentado pelo Sebrae Bahia durante Circuito Conexões Náuticas, nesta quinta-feira (25)

A cidade de Canavieiras recebeu na manhã desta quinta-feira (25), o Circuito Conexões Náuticas, que ocorreu na Marina Porto dos Milagres. O encontro reuniu empresários do segmento náutico, sociedade civil organizada e poder público. A iniciativa é do Sebrae Bahia em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), com o intuito de alavancar a economia náutica da Bahia.

O resultado do estudo sobre o mapeamento de infraestrutura náutica, panorama econômico estadual e matriz de oportunidades para os pequenos negócios, durante o encontro, foi apresentado pelo especialista em Economia Náutica, José Raimundo Zacarias. “Os resultados são bem auspiciosos porque mostrou que a despeito da crise econômica de 2017 e da crise pandêmica de 2020 e 2021 o segmento náutico de um modo geral foi resiliente, ou seja, ele se sustentou na crise e até mesmo cresceu, então as duas coisas convergem positivamente para que a gente possa desenvolver o segmento”, declarou.

“O projeto também tem como objetivo a ampliação de roteiros e circuitos náuticos, o desenvolvimento de um plano de aperfeiçoamento empresarial, bem como a realização de ações efetivas que possibilitem às pequenas empresas baianas a inserção na dinâmica econômica do estado. É fundamental que ações como esta sejam desenvolvidas e implantadas em nossa região”, afirmou a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

Para o empresário e proprietário da Marina Porto dos Milagres, Vittorio Dolfi, as condições do município são favoráveis para a implantação do projeto para consequentemente dar um salto de desenvolvimento econômico. “Achei um projeto extremamente interessante, que se encaixa perfeitamente nas questões geográficas de Canavieiras e que pode contribuir com grande parte da economia do município voltada para o turismo náutico”, pontuou.

O projeto busca planejar ações estratégicas para o setor, como o mapeamento dos equipamentos náuticos de todo o estado, realizar estudos e pesquisas que permitirão avaliar o potencial socioeconômico do setor, bem como promover a articulação junto a investidores do mercado. Essas ações visam revelar novas ofertas turísticas e posicionar a Bahia como um destino competitivo nacional e internacional.

São alvos do projeto as cidades de Alcobaça, Baía de Todos os Santos, Cairu, Camamu, Canavieiras, Caravelas, Ilhéus, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Salvador e Região Metropolitana.