ASN BA
Compartilhe

Cândido Sales adere ao programa Cidade Empreendedora

Apoio à agricultura familiar na zona rural e ao comércio na zona urbana estão entre as estratégias de desenvolvimento
Por Nayla Gusmão para a ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Cândido Sales é um dos 17 municípios do sudoeste baiano que aderiu ao programa Cidade Empreendedora em 2025. Cortado pela BR-116, com cerca de 25 mil habitantes, o município tem como principais atividades econômicas setores de alimentos, comércio varejista, serviços e produção da mandioca, leite e mel.

A adesão ao programa visa fortalecer esses setores e ainda desenvolver outros segmentos do município. A gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josi Viana, destaca a força que o programa tem ganhado ao longo dos anos. “A gente sai do ciclo anterior com cinco cidades e vamos para 17. Isso está muito relacionado ao anseio de conseguir levar o conhecimento específico para cada vez mais cidades”, disse.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento e Expansão Econômica de Cândido Sales, Welinton Rodrigues, a decisão de aderir ao programa se deu pela oportunidade de implementar ações que fomentem o desenvolvimento local e melhorem o ambiente de negócios nos meios rural e urbano. Agora, o município trabalha o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável (PMDS) junto aos eixos estratégicos do programa.

“No meio rural, o município acredita no potencial da agricultura familiar com seus mais de 1500 agricultores com o Cadastro Nacional de Agricultor Familiar – CAF, no fortalecimento das principais cadeias produtivas locais, mandioca, leite e mel, além da diversificação da produção agrícola local com a inserção de 8 novas culturas. Já no meio urbano, a estratégia consiste em valorizar o potencial do comércio local com as suas mais de 400 empresas ativas de diversos gêneros, cadastradas na vigilância sanitária do município e os mais 1.250 CNPJs em funcionamento, sendo 68% de Microempreendedores Individuais (MEI)”, afirmou.

As expectativas para a cidade, segundo o secretário, estão relacionadas ao fomento do empreendedorismo e profissionalização das atividades comerciais para melhoria do ambiente de negócios. “Com a implementação do plano municipal e através do Programa Cidade Empreendedora, Cândido Sales almeja alcançar ganhos significativos nas várias áreas do desenvolvimento local, garantindo a interlocução virtuosa entre campo e cidade, fortalecendo as várias cadeias produtivas existentes e promovendo ações de fomento, como as compras governamentais, oferta de crédito e assistência técnica aos empreendedores locais”, concluiu o secretário.