ASN BA
Compartilhe

Carinhanha fortalece empreendedorismo negro com realização do 1º evento de afroempreendedorismo

Iniciativa destacou inclusão, inovação e apoio aos empreendedores locais
Por Silvania Costa
ASN BA
Compartilhe

A cidade de Carinhanha, no Oeste da Bahia, realizou o primeiro evento voltado ao fortalecimento dos negócios liderados pela população negra. Com o tema “Afroempreendedorismo – Potencializando o Futuro com Nossas Raízes”, a iniciativa contou com a parceria do Sebrae em Barreiras e reafirmou o papel da instituição no incentivo ao desenvolvimento econômico e à inclusão produtiva no município. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e da Sala do Empreendedor, o encontro reuniu empreendedores, líderes comunitários e representantes institucionais, consolidando um importante avanço para o protagonismo negro no cenário de negócios local.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, a iniciativa integra a estratégia da instituição de promover ambientes favoráveis ao empreendedorismo, com foco em capacitação, competitividade e acesso a mercado. “O fortalecimento do empreendedorismo passa por qualificação, planejamento e inserção em redes de negócios, e é isso que o Sebrae busca fomentar com ações como esta”, explicou.

O “Afroempreendedorismo – Potencializando o Futuro com Nossas Raízes”, teve a participação da CEO da Pitaco Consultoria – destaque nacional após receber investimento no programa Shark Tank Brasil -, Caren Cruz. Durante a palestra, a empresária apresentou estratégias de inovação, reforçou a importância da identidade afro no processo empreendedor e incentivou o crescimento sustentável dos pequenos negócios, conquistando a atenção e o engajamento dos participantes.

A programação incluiu ainda um Talk Show com empreendedores de Carinhanha, que compartilharam experiências, desafios e oportunidades no universo do afroempreendedorismo. As trocas fortaleceram a rede e ampliaram a visão dos participantes sobre caminhos possíveis para consolidar seus negócios.

Para a empreendedora Islândia Santos, o encontro proporcionou aprendizados e um ambiente acolhedor. “Foi um evento pra lá de maravilhoso! A palestrante Caren Cruz nos deixou muito à vontade e engajados. Ela trouxe insights potentes para nosso crescimento como empreendedores”, relatou.

Islândia destacou ainda que aprendeu a ter visão de futuro, organizar finanças e tempo, delegar tarefas conforme o negócio cresce e, sobretudo, compreender que não está sozinha no processo. “O empreender, na maioria das vezes, é muito solitário. Foi maravilhoso perceber que posso contar com o Sebrae e com outros empreendedores para apoiar meu negócio”, disse.

Outra participante, a empreendedora Jusciara Montalvão, também ressaltou o impacto positivo da ação, salientando o quanto o evento realizado no dia 12 de novembro fortaleceu sua confiança. Para ela, a Sala do Empreendedor tem sido fundamental para orientar e acolher quem decide empreender no município. “Os profissionais são excelentes, sempre dispostos a ajudar. A palestra foi extremamente enriquecedora e me deu novas expectativas em relação ao meu negócio e à minha imagem como empreendedora. Ainda há quem julgue pela cor da pele e não pelo potencial. Saí inspirada a ir mais longe, sem medo de tentar algo novo, e com novas perspectivas de futuro. Ver como o afroempreendedorismo transforma realidades é motivador”, finalizou.