ASN BA
Compartilhe

Casal deixa emprego formal e aposta na Motriz Automotive

Adriana Miranda e seu esposo Alessandro Souza contaram com o apoio do Sebrae na gestão do conhecimento e implantação de ações de inovação
Por Cristiana Fernandes
ASN BA
Compartilhe

Adriana Miranda e seu esposo Alessandro Souza contaram com o apoio do Sebrae na gestão do conhecimento e implantação de ações de inovação

A história de Adriana Miranda e seu esposo Alessandro Souza ilustra bem os dois cenários nos quais podem acontecer a criação de um negócio: a necessidade e a oportunidade. Por trabalharem na mesma empresa privada, os dois tinham receio de ficarem desprotegidos caso fossem demitidos, situação que os levaria a empreender por necessidade. Porém, foi a decisão de tirar um sonho do papel que trouxe a oportunidade de negócio para o casal.

Alessandro sempre foi perito e possui um longo histórico com veículos grandes, foi então que, em 2018, eles resolveram abrir a então oficina Retoque Total Imbuí, que hoje é a Motriz Automotive. A oficina automotiva especializada oferece serviços de funilaria e pintura.

“Foi bastante difícil, na época, porque minha formação é em arquitetura, mas eu havia tomado muitos cursos, inclusive de direito do trabalho, que acabaram me auxiliando na empresa”, conta Adriana, sobre o momento em que decidiu deixar o emprego para se dedicar à oficina. Ainda sem muita experiência no segmento, Adriana, além de sócia, assumiu a gerência administrativa financeira, e a responsabilidade pela segurança e RH, enquanto toda parte técnica, de pátio, entrega, qualidade e de serviços veicular ficaram por conta de Alessandro.

A empresária contou com o suporte do Sebrae para participar das consultorias de Gestão da Produção e da Qualidade, Gestão do Conhecimento e da Inovação, e Planejamento empresarial, todas direcionadas para empresas do setor automotivo. “Antigamente, se você perguntasse ‘como é sua empresa, ela dá lucro, prejuízo? Qual o percentual de folha, dos impostos?’, eu não saberia te dizer nada. Na primeira oportunidade de fazer uma consultoria eu fiz e foi isso que realmente me salvou. Foi quando botei o pé no chão sobre o que estava acontecendo e comecei, realmente, a administrar o negócio de forma efetiva. Até então, tudo era muito amador, mas, a partir dessa oportunidade, tudo ficou com um tom mais profissional”, avalia.

Rogério Teixeira, gerente regional do Sebrae em Salvador, que, além da capital baiana, também atende a Região Metropolitana e cidades vizinhas, explica que a instituição tem se estruturado para ser mais assertiva no auxílio aos empresários com maior atenção à dinâmica de mercado e, principalmente, às mudanças constantes de necessidades dos clientes. “Tudo que colocamos à disposição da sociedade empresarial tem um olhar muito específico e focado na resolução de necessidades, nas dores que cada empresário tem, mas sempre buscando resultados melhores para que sejam mais competitivos. Por meio de consultorias, eventos, palestras e seminários, conseguimos propor transformação para gerar impacto nesses negócios”, enfatiza.

Muito além de visar os lucros, hoje, a Motriz Automotive tem se posicionado como uma empresa preocupada com o meio ambiente e com as pessoas. A empresa trabalha a visão de desenvolvimento para ser 100% sustentável por meio das ações de coleta de água da chuva, tratamento da água que vai para o esgoto, recolhimento de resíduos e com a instalação de painéis de energia solar fotovoltaica.

“Se não fosse o Sebrae eu não sei se o CNPJ estaria ativo ainda porque eu olhava para a conta da empresa e via sempre o vermelho e depois da consultoria, a gente nunca mais passou por isso. Nós conseguimos prospectar valores de investimento e por isso trocamos o espaço da nossa sede para um lugar muito melhor. A minha empresa é uma antes do Sebrae e outra depois do Sebrae, mudou tudo”, assume Adriana, que dispara: “a gente precisa dessa parceria para continuar no caminho certo”.