ASN BA Atualização
Compartilhe

CIMEL: um caso de sucesso na construção elétrica e civil do Vale do São Francisco

No mercado desde 1997 a empresa se tornou referência do setor na região
Por Carlos Humberto para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Natural de Santa Maria da Boa Vista (PE), Marcone Alves de Deus, 57, cresceu em Petrolina (PE) e na sua juventude alimentava um sonho: ser um empreendedor no setor de construção.

Com essa intenção, ele se formou em Eletrotécnica e começou a trabalhar como estagiário na Coelba, antiga distribuidora de energia elétrica da Bahia, atual Neonergia Coelba. Depois, trabalhou durante anos na empresa Elcon Eletrificação e Construção S/C Ltda. Mas, seu espírito inquieto e empreendedor apontava para um caminho de desafios e, com destemor, abandonou a estabilidade de um emprego seguro para ir em busca do seu sonho: ser empresário da construção elétrica e civil.

Assim, apoiado pela família, em 1997 deixou a área de conforto e fundou a empresa CIMEL – Construção, Instalação e Manutenção Elétrica Ltda. Seu objetivo era claro: promover a satisfação dos clientes, garantindo a excelência desde o planejamento até a entrega da obra.

Baseado nisso, a empresa cresceu, ganhou reputação no ramo, a confiança da clientela e o respeito dos concorrentes. Para se adequar ao mercado, ampliou os serviços oferecendo soluções civis, elétricas e energia solar, setores carentes graças ao considerável crescimento das necessidades na região.

Mas, em um mercado de concorrência muito acirrada, onde capacitação, inovação e tecnologia são instrumentos fundamentais para o sucesso empresarial, Alves entendia que precisava de apoio para promover um upgrade no seu negócio.

Foto:

E assim, apareceu o Sebrae que, de forma determinante, se transformou no parceiro ideal para capacitar a empresa a receber as necessárias certificações, levando a CIMEL ao topo da concorrência no Vale do São Francisco.

Através do Programa Sebraetec, que oferece subsídio de até 70% em consultorias nas áreas de inovação e tecnologia para os pequenos empresários, a empresa conquistou as adequações na ISO 9001(gestão da qualidade) e ISO 45001 (Saúde e Segurança no Trabalho), exigências cada vez mais latentes pelos fornecedores.

O gestor do Programa Sebraetec na Bahia, Madson Pinto, explica a importância do programa: “O Sebraetec tem um papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos negócios, especialmente no interior do estado. O programa oferece soluções tecnológicas e serviços especializados com foco na melhoria de produtos, processos e na gestão das empresas, sempre de forma acessível e alinhada à realidade local”.

Hoje, graças as qualificações adquiridas, a Cimel expandiu sua área de atuação. Além de Bahia e Pernambuco, atende a clientes do Ceará, Paraíba, Piauí e Sergipe, realizando projetos nas áreas elétrica e civil, o que obriga a empresa a manter uma média de 30 funcionários fixos. Em época de pico, o quadro sobe para até 90 colaboradores, para atender importantes clientes da região, a exemplo das empresas Agrovale, Jotanunes, Mineração Caraíba, Ero Brasil, Enel, Terras Alphaville, entre outras.

Ao lado do filho Murilo Sávio, gerente geral, mesmo em tempos de alterações na geopolítica da economia mundial, o CEO Marcone Alves conduz sua empresa em céu de brigadeiro, apoiados por uma equipe de profissionais qualificados. Ele reconhece a importância da parceria com o Sebrae no processo de qualificação da empresa. “Conhecer o Sebrae foi fundamental para o nosso crescimento. Por meio do programa Sebraetec, nós encontramos o caminho que facilitou a conquista das certificações de Gestão de Qualidade (ISO 9001), Saúde e Segurança no Trabalho (45001), exigidas pelo mercado. Essa qualificação tornou possível trabalharmos em condições de igualdade com os concorrentes do setor e expandir os negócios para outros estados do Brasil”, explica.

Para Edlan Amaral, analista que fez o acompanhamento da CIMEL, “os empreendedores, como Marcone, que buscam crescimento, sendo cada vez mais competitivos, precisam do apoio da nossa instituição. Então, o Sebrae é um parceiro essencial para que esse dono de pequeno negócio consiga realizar os seus objetivos, oferecendo subsídio e profissionais de qualidade. Em um cenário cada vez mais competitivo, os empreendedores precisam estar atentos e dispostos aos padrões exigidos, podendo ter o apoio do Sebrae para tanto”, conclui.