ASN BA Atualização
Compartilhe

Circuito Agro do Sebrae realiza oficinas de capacitação para comunidades do município de Remanso

Cerca de 140 produtores rurais ligados à agricultura familiar prestigiaram o evento
Por Carlos Humberto para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Com o propósito de promover a cultura e o fortalecimento das cadeias produtivas da região, o Sebrae promoveu em comunidades de Remanso, de 12 a 14 de setembro,, oficinas de capacitação para produtores rurais ligados à agricultura familiar, tendo como parceira a Sala do Empreendedor do município.

As atividades comandadas pelo analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, buscam facilitar a qualificação dos produtores e produtoras rurais, através de temas com foco no associativismo, uso das redes sociais para vendas e gestão financeira dos negócios. A novidade, que trouxe resultados benéficos para a iniciativa, foi a participação do Sebrae na Feira Agroecológica do município, oferecendo orientação técnica in loco.

Cerca de 140 moradores das Comunidade Pimenteira, Comunidade Sítio Vereda das Minas, Comunidade dos Negros e Assentamento Comunidade de Canaã participaram ativamente dos trabalhos, demonstrando, além do interesse natural pelo conhecimento, uma completa interação com os temas abordados, cujos resultados produzem excelente índices de aproveitamento entre os municípios que integram o Circuito Agro organizado pelo Sebrae no Território Sertão do São Francisco.

Para a coordenadora da sala do empreendedor local, Samara Magalhães Ferreira, falar do Circuito Agro Sebrae é falar de compromisso, de um programa de capacitação que visa fortalecer a cultura empreendedora entre os produtores rurais. “Também é importante destacar a troca de experiências que fortalece o empreendedorismo rural na luta para a valorização do setor e do desenvolvimento da nossa comunidade que é símbolo de força e resistência”, afirma Samara.

Representando o assentamento Canaã, Marcilene Chagas de Medeiros agradeceu ao Sebrae por levar conhecimentos importantes para a qualificação da população que tira seu sustento das terras produtivas. “Somos muito gratos pela oportunidade de participar de encontros dessa importância, que trazem tantos conhecimentos fundamentais para o crescimento da nossa comunidade”.

A coordenadora do grupo Flor do sertão da Comunidade Pimenteira, Edna Alves dos Santos, considerou que a palestra sobre associativismo no campo trouxe conceitos importantes para o entendimento do sentido correto de saber empreender. “Saímos daqui sabendo a importância do trabalho em equipe para fortalecer cada vez mais a nossa associação e conquistar os objetivos do nosso grupo”, reconheceu.

Na opinião do analista técnico do Sebrae e coordenador do projeto na região, Edlan Amaral, o município de Remanso se destaca pela adesão dos homens e mulheres do campo às propostas do projeto, formando uma equipe que abraçou a causa. “Eles já têm a compreensão do que é ser empreendedor e isso deixa para nós do Sebrae a sensação do dever cumprido a cada encontro que promovemos”, conclui.