Após dois meses de participar da feira de panificação e confeitaria – FIPAN 2025, em São Paulo, a empreendedora Ana Leire, de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, avalia os impactos da experiência como um marco para o crescimento da sua empresa, a Acorata Biscoitos. Apoiada pelo Sebrae em Barreiras, ela foi a única representante da região a integrar a missão que levou empresários do setor de panificação e confeitaria ao maior evento da América Latina nessa área.
Segundo o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, a participação de empreendedores em missões, como a FIPAN, é fundamental para o fortalecimento dos pequenos negócios. “A participação da Ana nessa feira reforça a importância de levar os empreendedores a grandes eventos, ampliando conhecimento e oportunidades para seus negócios. O Sebrae tem a missão de conectar os empresários da nossa região com o que há de mais moderno no mercado. Queremos que mais empreendedores do Oeste se sintam motivados a buscar oportunidades assim para expandir seus negócios, inovar e fortalecer o setor na região, para aumentar a competitividade, impulsionar empregos, investimentos e o desenvolvimento local”, afirmou.
Realizada em julho deste ano e promovida pela Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, a feira reuniu mais de 59 mil profissionais e 450 expositores de todo o mundo. No evento, Ana conheceu novas tecnologias, equipamentos e tendências capazes de modernizar os processos de produção da Acorata, além de ampliar sua rede de contatos. “A FIPAN me proporcionou visitas técnicas, oportunidades de networking e uma visão abrangente das inovações que estão transformando nosso setor”, destacou.
De volta à Bahia, a empresária já estabeleceu contato com fornecedores estratégicos e avalia parcerias que podem fortalecer o desempenho da marca. Para ela, a feira também abriu portas para clientes e parceiros, ampliando horizontes não só para a Acorata Biscoitos, mas para todo o ecossistema de negócios da região. “Essas experiências são transformadoras e contribuem de forma concreta para a evolução das empresas. Recomendo fortemente que outros empreendedores aproveitem iniciativas como essa do Sebrae”, afirmou.
O analista técnico do Sebrae em Barreiras, Renato Dattoli destacou os efeitos positivos da experiência. “Histórias como a da Ana mostram que coragem e dedicação abrem portas. Participar de feiras como a FIPAN não é apenas aprender técnicas e conhecer tecnologias, é acreditar no potencial da própria empresa, sonhar grande e transformar esses sonhos em resultados concretos”, complementa.
Fundada a partir de uma cafeteria, a Acorata Biscoitos se consolidou ao apostar em biscoitos amanteigados personalizados como carro-chefe. Hoje, a marca é reconhecida pela sofisticação, delicadeza e qualidade dos produtos, unindo técnica e afeto em cada detalhe. Com os aprendizados da FIPAN, Ana Leire projeta novos passos para modernizar sua produção e fortalecer ainda mais a presença da marca no mercado.

