ASN BA
Compartilhe

Com apoio do Sebrae, Senar para Elas foi sucesso de público

Iniciativa do Senar em parceria com diversas entidades reuniu cerca de 100 participantes
Por Rafael Lopes
ASN BA
Compartilhe

Mulheres de diversos municípios do Recôncavo Baiano lotaram o auditório do Sebrae em Santo Antônio de Jesus na última sexta-feira (17). As empreendedoras participaram do evento Senar para Elas, um programa de capacitação direcionado para mulheres do setor agropecuário.

A atividade reuniu uma série de atividades, na qual as participantes tiveram a oportunidade de acessar uma oficina sobre empreendedorismo feminino, além de vivenciar atividades práticas como cursos de derivados da mandioca, derivados do cacau e de polpa de frutas. Elas ainda participaram de um seminário sobre oportunidades para as mulheres no segmento agropecuário.

O analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Luanildo Silva, acompanha de perto os projetos do Agro na região e destacou a importância da união de diversos atores para o desenvolvimento de um ambiente mais qualificado para as mulheres do setor. “Essa colaboração é crucial para eliminar barreiras, fomentar a igualdade e inspirar futuras gerações de mulheres líderes neste nicho. Juntos e juntas, podemos criar um agro mais inclusivo e produtivo para toda a sociedade”, avaliou.

Quem também comemorou as parcerias foi a socióloga e responsável pelos empreendimentos ligados à agricultura familiar da Secretaria de Agricultura (SEAGRI) de Santo Antônio de Jesus, Sabrina Moraes. “Tivemos um evento muito mais qualificado para as mulheres graças a parceiros como o Sebrae e às demais organizações. Sem esse apoio, não realizaríamos uma atividade de tamanho impacto. São parceiros que agregam recursos, expertise e redes de contato para ampliar o alcance e eficácia do projeto”, acrescentou.

Para Sabrina, durante o evento Senar para Elas, as mulheres tiveram uma oportunidade ímpar contando com incentivo no que tange à liderança e ao protagonismo delas no empreendedorismo. “Foi um evento memorável, sem dúvida alguma. É essa união que possibilita criar um ambiente mais inclusivo e qualificado, promovendo o empoderamento feminino no agro de maneira efetiva e duradoura”, finalizou.

Além do Sebrae, também apoiaram o evento o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Santo Antônio de Jesus (CMEC); Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio das secretarias de Agricultura e de Educação; o Sicoob; Senac; e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré.

Senar para Elas

O programa ​Senar para Elas tem o objetivo de fortalecer a participação das mulheres, contribuindo para uma maior representatividade feminina no setor agropecuário.​