Sebrae dá dicas para quem quer começar o próprio negócio e empreender
Tem o sonho de empreender, mas não sabe por onde começar? Suas dúvidas e as de muitas pessoas pelo Brasil com potencial para abrir o próprio negócio podem ser atendidas pelo Sebrae. Canais de comunicação e conteúdos especialmente voltados para os pequenos negócios estão disponíveis e são atualizados nos portais do Sebrae nacional e estaduais, da ASN – Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais oficiais, além dos canais de atendimento físicos e por meio da Central de Relacionamento (0800 570 0800) para orientar os empresários e futuros empreendedores.
O Sebrae resume em 6 passos o que você precisa saber para montar uma empresa e se tornar um empreendedor de sucesso. Como identificar o negócio, entender se você tem perfil para empreender, reunir informações sobre o negócio (mercado, finanças, marketing, localização), organizar um plano de negócios, obter dicas de gestão financeira, e como formalizar e iniciar o negócio na prática.
Confira:
1. Identificar o negócio
Esse é o primeiro passo para caminhar na direção do sonho de ter o próprio negócio: buscar ideias de empreendimentos para saber como ganhar dinheiro e o que é preciso ter para abrir um negócio no Brasil. O Sebrae reuniu ideias de negócios que deram certo, casos de empreendedores de sucesso, tipos e ramos de negócios, que podem ser úteis para dar o primeiro passo.
2. Entender se você tem perfil para empreender
O segundo passo é saber se você tem perfil para ser um bom empreendedor. De acordo com o Sebrae, “a mentalidade empreendedora é um modo de pensar e desenvolver cada projeto. Para ser um empreendedor, é preciso ser um aficionado por soluções criativas, equilibrando ousadia e busca incessante por resultados”. O Sebrae resumiu aqui diversos conteúdos e pontos-chaves que vão servir como um guia para entender o que é ser um empreendedor e como aproveitar as oportunidades.
3. Reunir informações sobre o negócio: mercado, finanças, marketing, localização
Ou seja, conhecer onde você está se metendo, dar uma olhada geral na concorrência, identificar possíveis parceiros comerciais e ter uma visão geral de negócios semelhantes. Entender como lidam com as finanças, quais são as estratégias de marketing e qual o melhor local para o negócio e por quais razões. Essas são algumas etapas importantes na busca pelo conhecimento antes de abrir o seu negócio.
4. Organizar um plano de negócios
Um plano de negócios vai ajudar você a conhecer a realidade do mercado e entender onde se posicionar para obter resultados positivos. O Sebrae mostra um passo a passo de como elaborar seu plano de negócios.
5. Obter dicas sobre modelos de negócios e de gestão financeira
Você pode precisar de dicas de gestão de finanças e de como conseguir auxílios financeiros para as suas necessidades profissionais. O Sebrae tem uma base de conhecimento com conteúdos empresariais disponível para em um sistema de busca de artigos que podem ser úteis para pesquisa, como por exemplo, este sobre o que é fluxo de caixa e como analisar a contabilidade da empresa, e este outro sobre o Programa Nacional de Aceleração de Startups que pode trazer insights para quem quer começar um negócio.
6. Como formalizar e iniciar o negócio
A última etapa é formalizar seu negócio e botar a mão na massa. O Sebrae disponibiliza guias para cada momento da formalização, como fazer o registro da empresa e entender qual é a importância da formalização de seu nome empresarial.
Com essas 6 dicas e seguindo os links por meio do sistema de busca de conteúdos, você terá mais informações para dar seus primeiros passos em direção à formalização de seu negócio, sempre contando com o Sebrae para orientar você na sua jornada empreendedora.
Retorno do atendimento do Sebrae
O Sebrae Bahia retornará às suas atividades de atendimento presencial no próximo dia 12 de janeiro de 2023. A Central de Relacionamento Sebrae continuará funcionando normalmente para os empresários que precisarem de atendimento à distância e/ou esclarecer dúvidas.
Os donos de pequenos negócios podem entrar em contato com a Central de Relacionamento através do 0800 570 0800 que está disponível 24h todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. Este número também funciona para atendimento via WhatsApp.

